Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GAZETA EXPLICA

Gerência da Caixa afirma que troca de cheque é feita só em casos excepcionais

Foto: Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo

A troca de cheques nos caixas bancários não é um procedimento considerado como essencial às agências em atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. A orientação é do próprio Banco Central, que aponta outros caminhos para a compensação da ordem de pagamento.

A explicação é da gerência da agência Centro da Caixa Econômica Federal. A manifestação ocorreu após leitores terem entrado em contato com o Portal Gaz informando que teriam ficado na fila de atendimento da agência, na Rua Júlio de Castilhos, e sido informados que cheques não seriam trocados.


LEIA TAMBÉM: Caixa paga R$ 1,2 bilhão em auxílio emergencial para nascidos em setembro

Publicidade

O banco esclareceu que a situação não deve acontecer. Segundo a instituição, mesmo que o serviço não esteja no rol de atendimentos essenciais, a agência realiza a troca de cheques. Conforme explicação da gerência, acontece que os cheques podem ser depositados em contas de outros bancos. Passado o período de compensação, o valor é pago. Claro que em uma situação de emergência, se a pessoa precisa do dinheiro, ela pode optar pela troca, tendo que entrar na agência para ser atendida no caixa.

A orientação é para que o cheque seja depositado em conta, mesmo que de outro banco. No entanto, quando o movimento de atendimento reduz, excepcionalmente se paga. Já cheques com valor acima de R$ 5 mil nunca são trocados na mesma hora. Para pagamento de valor mais elevado é necessário que o cliente agende o atendimento. Neste caso, é preciso ir até o banco e agendar esta troca de cheque. Para solicitar o serviço não é necessário entrar na fila de atendimento, reforçou a gerência.

Agências

Publicidade

Outra situação que envolve a troca de cheques está relacionada com a agência de origem. Todos os cheques têm impresso na parte superior a conta do correntista e o número da agência bancária correspondente. Como a Caixa tem duas agências em Santa Cruz – uma na Júlio de Castilhos, no Centro, e outra no Bairro Arroio Grande, na Avenida Deputado Euclydes Kliemann –, elas possuem numerações diferentes.

Assim, para que um cheque seja compensado, é preciso que ele seja trocado na agência de origem. Para conferência de cheques, a agência Centro da Caixa é a 0500. Já a unidade do Arroio Grande é a 3141.

LEIA TAMBÉM: Confira as vagas de emprego disponíveis em Santa Cruz e na região

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.