Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Terceiro lugar

Gazeta do Sul está entre os vencedores do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Foto: Rafaelly Machado

A Gazeta do Sul está entre os vencedores do 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. A matéria especial “Elenira Severino – uma vítima esquecida da Operação Condor”, de autoria do jornalista Pedro Garcia e publicada no dia 26 de julho, ficou em terceiro lugar na categoria Reportagem, conforme anúncio feito no início da noite dessa segunda-feira, 7.

Com quatro páginas, a matéria resgatou a história da candelariense Faustina Elenira Severino, que no final dos anos 70, quando era servidora do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), tornou-se personagem-chave de um dos episódios mais rumorosos da ditadura militar (o sequestro do casal de militantes uruguaios Lilián Celiberti e Universindo Díaz em Porto Alegre), virou notícia nacional e morreu em circunstâncias misteriosas.

Em mais de um mês de apuração, foram ouvidos familiares e diversas pessoas que estiveram com ela em seus últimos momentos. O projeto gráfico foi assinado por Paulo César Meinhardt e a pesquisa contou com a colaboração da jornalista Heloísa Corrêa, do Jornal de Candelária.

Publicidade

Clique na foto e leia a matéria completa


Realizado anualmente desde 1984, o prêmio é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS) e da Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS), e recebe trabalhos do Brasil e de outros países do Mercosul. A Gazeta, que dividiu a categoria Reportagem com a revista Época e os jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, foi um dos únicos veículos de interior a figurar entre os vencedores.

LEIA TAMBÉM: Gazeta é finalista no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.