Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Covid-19: cresce número de jovens que necessitam de atendimento médico na região

Foto: Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O rápido avanço da Covid-19 nas últimas semanas na região está preocupando as autoridades de saúde. Além dos recordes de novos casos diários e semanais, que vêm sendo quebrados com frequência, a ocupação dos leitos de UTI adulto por pacientes suspeitos ou confirmados com a doença também chama a atenção.

Além disso, a mudança no perfil dos internados, com muito mais pessoas jovens necessitando de atendimento médico, evidencia as consequências da redução do distanciamento social e da falta de cuidado com o uso de máscara e higienização das mãos.


LEIA MAIS: Hospitais gaúchos estão no limite da capacidade de atendimento

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta nessa terça-feira, 8, o secretário municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, Giovani Alles, informou que o município vem registrando uma média diária de 50 novos casos, muitos deles em pacientes de 20 a 40 anos. “São as saídas, as reuniões familiares e de amigos. Essa é a situação que nós estamos vendo hoje. Quanto mais pessoas expostas, maior é a tendência de disseminação.” Alles destaca que, apesar de essa faixa etária normalmente apresentar sintomas leves a moderados da Co-vid-19, quanto mais pessoas forem infectadas, maior é a probabilidade de haver casos de maior gravidade.

Como resultado do número expressivo de novos casos diários, cresceu a procura nos serviços de saúde do Município e também no Ambulatório de Campanha – que em novembro registrou mais do que o dobro de atendimentos em relação a outubro. Para dar conta da demanda, o horário de funcionamento foi ampliado. Agora, funciona das 7 horas às 21 horas, todos os dias da semana. Alles afirma que, apesar da crescente demanda por leitos, a Prefeitura ainda não trabalha com a possibilidade de reativação do Hospital de Campanha, desmontado em setembro.

LEIA MAIS: Com casos de Covid-19 na rede pública, professores pedem suspensão das aulas presenciais

Publicidade

Na segunda-feira, a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mariluci Reis, já havia chamado a atenção para a situação da região frente à pandemia, classificada como “extremamente preocupante”. Ela destacou a ocupação dos hospitais no último fim de semana, quando o Hospital Santa Cruz (HSC) chegou a ficar com a UTI lotada, e pediu mais uma vez para que a população colabore com as medidas de distanciamento social, higiene e uso de máscara.

Entre os internados, Mariluci salienta o fato de várias pessoas possuírem os mesmos sobrenomes, evidenciando que as reuniões de família estão contribuindo para a disseminação do coronavírus. A 13ª CRS trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde e a direção do HSC para habilitar mais cinco leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Eles devem entrar em operação na próxima segunda-feira, dia 14.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.