Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

'Embelezando meu bairro'

Escola de Rio Pardo trabalha em favor da consciência ambiental

Professora Silvia Rodrigues com o aluno João Arthur de Abreu, do 2o ano (turma 22)

Aprender e oportunizar uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo a consciência ambiental, foi a proposta da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Progresso, localizada no Bairro Jardim Boa Vista, em Rio Pardo. Por meio do projeto “Embelezando meu bairro”, lançado em 30 de setembro, a direção da instituição propôs aos seus 112 alunos do 1º ao 5º ano e suas famílias a realizarem a limpeza e o embelezamento de seus pátios, com a criação de novos espaços como hortas e jardins, possibilitando-lhes sustentabilidade e melhor qualidade de vida.

De acordo com a diretora da escola, Iara Maria Oliveira, a atividade, realizada em etapas, serviu ainda para aproximar os alunos e suas famílias da instituição. “A Escola Vila Progresso acredita num futuro melhor. E pelo fato de nossas atividades estarem sendo realizadas somente no modo remoto e o fato de muitas mães estarem em casa neste período com seus filhos, resolvemos envolvê-las na ação”, esclarece.

O primeiro passo para colocar o projeto em prática foi a solicitação para que os alunos tirassem uma foto de como estava o espaço.“ Fizemos uma foto do antes e do depois para que as mudanças pudessem ser percebidas e, em seguida, solicitamos a limpeza”, conta. Após a divulgação do projeto nas redes sociais da escola e na Rádio Pardo FM 103,5, a adesão aumentou com a participação da maioria dos moradores do bairro. “ Uma simples ação mudou a realidade daquelas pessoas, que antes tinham apenas entulhos no pátio e agora têm um jardim com flores ou uma pequena horta,” enfatiza.

Publicidade

LEIA MAIS: Presidente do Sindilojas cultiva mudas de árvores para doação

Para a remoção dos entulhos, que ocorreu no dia 21 de outubro, foram utilizados cinco caminhões e quatro caçambas da Secretaria Municipal de Serviços Essenciais. Os resíduos vegetais (podas de árvores, galhos, madeiras e móveis velhos) foram destinados ao aterro licenciado existente às margens da RS-403, que vai a Cachoeira do Sul. Já os resíduos de construção civil e de demolição foram levados para o pátio da Secretaria de Obras. Eles serão reaproveitados posteriormente em reparos de estradas. Na semana passada, uma carreata de encerramento do projeto foi realizada pela equipe de professores e funcionários da escola no bairro. Vestindo as camisetas da iniciativa e fazendo uso de máscara de proteção, eles estiveram nas residências dos alunos distribuindo sementes de girassol e mudas de flores.

LEIA MAIS: Jovem aproveita espaço junto à calçada com hortaliças e flores

Publicidade

A diretora avalia a iniciativa como positiva e afirma que a adesão dos alunos e de suas famílias foi quase que total. “Este trabalho veio para reforçar o que havíamos iniciado no ano passado, a pedido da Secretaria Estadual da Educação, onde trabalhamos questões do meio ambiente, saúde e higiene. Isso tudo está muito relacionado, pois com os pátios limpos, além de transformarmos o local, estamos ajudando a evitar a proliferação do mosquito da dengue e de outras doenças”, esclarece. “Estamos muitos satisfeitos com o resultado, pois tivemos mais de 80% de adesão dos alunos. Plantamos uma sementinha, pois as crianças são o futuro. Quando motivadas, elas também vão intervir com seus pais, seus vizinhos e outros familiares a cuidarem do meio ambiente. E se cada um fizer a sua parte, o planeta agradece.”

LEIA TAMBÉM: Aposentado cultiva hortaliças na frente de casa no Bairro Aliança

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.