Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRONEGÓCIO

Afubra submete os protocolos sanitários da Expoagro ao governo

Foto: Lula Helfer

Em Rincão Del Rey, as lavouras demonstrativas já ganham forma no parque de exposições. A expectativa é de que neste ano o público possa conferir as atrações de perto

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) tem até o fim deste mês para dar o veredito final sobre a realização da 20ª Expoagro Afubra. Até o momento, o evento está confirmado, com protocolos sanitários criados por uma consultoria, contratada pela entidade. A organização projeta uma feira com menor volume de expositores, restrições e limite de público, e com eventos virtuais.

As lavouras técnicas de 27 empresas que desejam expor na Expoagro Afubra já são preparadas. Como está marcada para ocorrer de 17 a 20 de março próximo, o parque de exposições localizado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo, já exibe o clima pré – Expoagro.

LEIA MAIS: Afubra apresenta à Prefeitura plano para realizar Expoagro em março

O coordenador geral, Marco Antônio Dornelles (foto), revela que a associação recebeu na sexta-feira, 8, o documento com os protocolos sanitários sugeridos, segundo o último decreto do governo do Estado, para a realização de eventos com público. “Vamos apresentar nossa proposta ao governo do Estado e ao Comitê Gestor de Combate à Covid-19, no município. Vamos nos reunir com o comitê também, para apresentar as medidas que serão adotadas”, explica.

Publicidade

Segundo o coordenador, boa parte dos expositores e patrocinadores já confirmou presença na 20ª edição, que terá várias medidas sanitárias, desde a entrada do parque. “Teremos de medir a temperatura de todos que irão acessar a área, assim como precisaremos ter um ambulatório maior, para atendimento médico, caso algum visitante apresente sintomas”, frisa. O acesso ao parque só será permitido de máscara, com controle de aglomerações, um dos motivos que fizeram a Afubra manter a realização da feira nos quatro dias de evento, com a abertura do parque também no sábado, dia 20.

As áreas fechadas, como o Pavilhão da Agricultura Familiar, por exemplo, igualmente passarão por modificações. Dornelles salienta que para a edição de 2020, que acabou não acontecendo, 250 empresas expositoras estavam confirmadas. Para este ano, o número reduziu um pouco, fechando em 195, e assim deve ficar. “Neste espaço, haverá também controle de acesso, respeitando o limite da capacidade estipulada pelo protocolo sanitário”, afirma. Na prática, haverá um limite de visitantes. Cada vez que a cota for atingida, para que outras pessoas entrem, quem estiver no espaço precisará sair, para revezamento.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra de 2021 manterá agroindústrias já inscritas

Publicidade

SOLENIDADES RESTRITAS, PALESTRAS VIRTUAIS
A pandemia do novo coronavírus evidenciou que muitos tipos de eventos técnicos, palestras e reuniões não precisam estar obrigatoriamente no espaço físico. Seminários, treinamentos e palestras têm se adaptado muito bem às telas de celulares e computadores, surfando pela internet. “Esse é um caminho para as palestras técnicas, elas deverão ocupar esse ambiente digital”, sugere Marco Antônio Dornelles.

As solenidades (caso ocorram na abertura e no encerramento) devem ser deslocadas. O Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT-VRP) abrigará esse tipo de evento. O auditório tem capacidade para 180 pessoas, e, dependendo da evolução da pandemia e dos protocolos da época, será ocupado de forma parcial, com limite de ocupação.

Não haverá a visitação de alunos das escolas envolvidas no Projeto Verde é Vida. Atualmente, 13 escolas participam. A apresentação das atividades realizadas em sala de aula se dará por meio de trabalhos escritos e painéis, que serão exibidos de maneira impressa.

Publicidade

LEIA MAIS: A Expoagro que quase ninguém viu

Expodireto também terá modelo híbrido
Antes mesmo da Expoagro Afubra, em Não-Me-Toque, no Norte gaúcho igualmente está confirmada a realização da 22a Expodireto Cotrijal. A feira, considerada uma das maiores dedicadas ao agronegócio no Sul do País, também submeteu suas regras de distanciamento e controle de público ao governo do Estado, obtendo a aprovação.

Entre as medidas restritivas programadas para esta edição está a suspensão da Área Internacional. Haverá segregação dos fluxos de entrada e saída, instalação de totens de disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social, higienização e desinfecção frequente de superfícies e áreas comuns e ampliação do horário de funcionamento da praça de alimentação.

Publicidade

LEIA MAIS: Expoagro Afubra retorna daqui a meio ano

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.