Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Mais de duas mil doses da vacina já foram aplicadas em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

Começa nesta quinta-feira, 28, em Santa Cruz do Sul uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Das 4.240 doses recebidas no município, 2.123 já foram aplicadas, o que significa um percentual de 50%. Encontram-se imunizados com a primeira dose da Coronavac e AstraZeneca, os profissionais de saúde da linha de frente, ou seja, aqueles que tem contato direto com pessoas doentes, em UTIs, alas de internação Covid, pronto atendimentos, Samu, urgência em pediatria, Ambulatório de Campanha e outros.

Também já foram vacinados até o momento cerca de 95% dos profissionais que atuam na rede de atenção básica do município, incluindo todas as unidades e postos de saúde. A partir de agora as equipes de vacinação vão em busca de profissionais que atuam em clínicas de hemodiálise e oncologia, Farmácia Municipal, unidade de atendimento do Exército. Somente após esta etapa é que a campanha deverá contemplar serviços privados de saúde, como laboratórios, farmácias e consultórios médicos.

LEIA MAIS: Em Santa Cruz, sentimento é de esperança entre os imunizados

Publicidade


A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, explica que existe um cronograma com a estratificação dentro de cada grupo e por enquanto a oferta de vacina ainda é bem restrita, não se encontra disponível para a população nos postos de saúde. A expectativa é que no mês de fevereiro cheguem ao Brasil mais 30 milhões de novas doses, acelerando a oferta para novos grupos. “Estamos seguindo fielmente a recomendação técnica do Estado, que definiu as prioridades para o conjunto da população”, explicou.

Por orientação do governo do Estado, a Procuradoria Geral do Município (PGM) preparou um documento que deverá ser assinado por aquelas pessoas que não quiserem receber a vacina. Em Santa Cruz do Sul até o momento foram poucos casos. “É praticamente um número inexpressivo, mas acontece. Como a vacina é nova ainda, algumas pessoas tem receio, não se sentem seguras. Mas reforçamos que essa é a única forma cientificamente comprovada de pormos um fim a essa pandemia” ressaltou.

LEIA MAIS: Santa Cruz pode vacinar 60% dos profissionais de saúde

Publicidade


Em meio à vacinação seguem os atendimentos no Ambulatório de Campanha, que funciona junto ao Ginásio Poliesportivo, diariamente, de segunda a segunda, das 7 horas às 21 horas. A desativação do local só deverá ocorrer quando a epidemia estiver controlada e a rede de saúde tiver condições de absorver toda a demanda.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) reforça que devem procurar o local para atendimento aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais como febre, perda de olfato e de paladar e dor de garganta. Pessoas com dificuldades respiratórias devem se dirigir aos serviços de pronto atendimento da UPA, Hospital santa Cruz e Casa de Saúde Ignez Irene Moraes (Hospitalzinho).

LEIA MAIS
Santa Cruz espera melhora nos números a partir desta semana
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.