Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CoronaVac

Quase 400 idosos foram imunizados no primeiro dia de vacinação em Santa Cruz

Foto: Lula Helfer

Houve filas no início da manhã e da tarde. Aplicação foi feita por seis vacinadores

No primeiro dia de vacinação de idosos contra a Covid-19, nessa quarta-feira, 10, 390 pessoas com mais de 85 anos receberam a primeira dose da CoronaVac em Santa Cruz do Sul. As aplicações aconteceram no Centro Materno Infantil (Cemai), das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

O primeiro imunizado foi José Santos de Moraes, de 87 anos. “Eu fiquei muito contente, estava há muito tempo esperando por este momento. Todo mundo tem que se vacinar para ver se terminamos com esse vírus de uma vez”, disse o morador do Centro.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz chega a 50 mortes por Covid-19 confirmadas

Publicidade

O coordenador do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Róger Peres, avalia positivamente o primeiro dia da vacinação dos idosos. Segundo ele, foram registradas filas somente no início da manhã e da tarde, porque algumas pessoas chegaram antes do horário de início das aplicações. No local havia seis vacinadores trabalhando, mais o pessoal de apoio, que fazia verificação de documentos e registro das informações dos vacinados.

De acordo com Peres, no caso da vacina contra a Covid-19, o processo burocrático é mais demorado do que a aplicação em si, já que é preciso registrar uma série de informações sobre a pessoa que recebe a dose, além de verificar se ela realmente se enquadra no grupo prioritário.

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz terá vacinação drive-thru para idosos acima de 85 anos
Trabalhador que recusar vacina pode ser demitido, diz MPT

Publicidade

Nesta quinta-feira, 10, a vacinação segue nos mesmos local e horário, com acesso pelo portão lateral do Cemai, na Travessa Vereador Walter Kern – onde também podem seguir se vacinando os profissionais da saúde. Nesta quinta haverá uma outra opção para o acesso das pessoas com mais de 85 anos às vacinas: o drive-thru no Parque da Oktoberfest.

Os idosos receberão as doses sem sair do carro, também entre 8 horas e meio-dia e entre 13 e 17 horas. O acesso com os veículos será feito pelo portão 7 do parque, na Avenida Independência, com fluxo controlado pela Guarda Municipal. É preciso apresentar documento oficial, para comprovação da idade. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas não se dirijam ao local fora dos horários de vacinação, para evitar congestionamentos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registrou menos mortes por Covid-19 do que cidades de porte semelhante

Publicidade

Os idosos acamados serão vacinados em casa, por equipes volantes do Município. Para isso, é preciso que os responsáveis entrem em contato com o posto de saúde mais próximo ou com a Vigilância Sanitária, pelo telefone 3715 1546. Nesses casos, um cuidador por idoso também tem direito à imunização. Essa pessoa deverá ser indicada pelos responsáveis no momento em que o idoso receber a dose (portanto, para fins de organização, deve estar presente e não pode buscar a vacinação em outro momento ou local). Apenas cuidadores de pessoas acamadas serão vacinados, neste momento.

Por enquanto, recebem doses somente idosos com mais de 85 anos. Mas a Secretaria de Saúde pede que responsáveis por pessoas acamadas com mais de 60 anos já informem os postos ou a Vigilância a respeito da situação, para que seja possível quantificar este público e planejar a distribuição das vacinas. Segundo o enfermeiro Róger Peres, estima-se que Santa Cruz tenha cerca de 600 idosos acamados.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 deixa disfunções cognitivas em 80% dos pacientes, diz estudo

Publicidade

Vacinação em outros pontos não está descartada

O coordenador do setor de Imunizações da Secretaria de Saúde de Santa Cruz afirma que as aplicações no Cemai e por drive-thru foram as formas encontradas para dar início à vacinação, neste primeiro momento. No entanto, já está em discussão a possibilidade de levar doses a localidades fora da zona urbana. “Tem essa expectativa e já comentamos internamente de tentar alcançar a população do interior. Deverá ser organizado na próxima semana, de modo a deslocar doses para pontos do interior”, relata Róger Peres.

LEIA TAMBÉM: Estado recomenda vacinação apenas de profissionais da saúde atuantes

Contraindicações

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que há contraindicações da vacina contra a Covid-19. Não pode ser imunizado quem teve diagnóstico de Covid-19 nos últimos 30 dias ou recebeu doses de imunizantes para outras doenças nos últimos 14 dias. Pacientes em tratamento oncológico ou que tomam, há mais de duas semanas, medicamentos imunossupressores ou corticoides precisam de prescrição médica para a imunização. Quem tem histórico de reações alérgicas a vacinas deve informar o vacinador a respeito, antes da aplicação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aumentam evidências de que variante brasileira seja mais contagiosa, diz Opas

Em 41 dias de 2021, 25 mortes em Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois novos óbitos por Covid-19 entre moradores de Santa Cruz do Sul nessa quarta. As vítimas são uma mulher de 76 anos e um homem de 75. Com estas duas confirmações, o total de casos fatais da doença registrados no município chegou a 50. Foram 25 mortes confirmadas nos 41 primeiros dias de 2021, mesmo número contabilizado ao longo de todo o ano de 2020.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.