Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Beira do colapso

Estado registra o maior número de mortes em 24 horas

A situação dos hospitais permanece crítica no enfrentamento da pandemia. Em nota divulgada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 3, as instituições atingiram novo recorde, com 6.594 pessoas internadas em leitos clínicos e de UTI em decorrência da Covid-19. Além disso, o Estado teve o maior número de mortes registradas em 24 horas desde o início da pandemia, com 184.

LEIA MAIS: ‘UTIs estão lotadas como se fosse guerra’, diz coordenadora de Saúde

Em Santa Cruz do Sul, a situação do Hospital Ana Nery se agravou de tal forma que foi necessário disponibilizar todos os leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. Assim, todos os 12 leitos na instituição foram mobilizados e estão ocupados, além de outros 28 leitos clínicos também destinados para o mesmo fim. Tratando-se de um hospital referência em oncologia para mais de 700 mil pessoas, a sala de recuperação do bloco cirúrgico foi adaptada para receber três leitos de UTI convencionais e suprir possíveis demandas.

No Hospital Santa Cruz, o cenário é semelhante. O maior hospital do Vale do Rio Pardo disponibiliza 15 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 e todos estão ocupados. Além disso, outros seis pacientes aguardam na fila de espera, o que representa uma taxa de ocupação de 140% do total.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: sem leitos disponíveis, direção do São Sebastião Mártir faz apelo à comunidade

Igualmente crítica é a situação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. São 30 pessoas internadas em UTI, mas há apenas 23 leitos registrados. A ocupação é de 130%. A direção da instituição já se mobiliza para ampliar a capacidade de atendimento por meio de uma nova ala.

Em Lajeado, no Hospital Bruno Born, o cenário também é de esgotamento. Todos os 31 leitos de UTI exclusivos para Covid estão ocupados, e oito pessoas estão na fila de espera. Está em vigor a fase 5 do plano de contingência, que se refere à situação de calamidade. Nos leitos clínicos, são 47 internados para 41 vagas disponíveis. A lotação média é de 111%.

Publicidade

O mesmo ocorre em Cachoeira do Sul, no Hospital de Caridade e Beneficência. Todos os dez leitos de UTI Covid estão ocupados e há outras dez pessoas em leitos clínicos. Segundo o governo do Estado, a macrorregião dos Vales, que compreende as regiões de Santa Cruz, Lajeado e Cachoeira do Sul, está com 179 pacientes internados em UTI, enquanto o número de leitos registrados é de apenas 149, o que resulta em 120% de taxa de ocupação. Na visão das autoridades de saúde, os hospitais estão à beira do colapso, que pode se concretizar se não houver mais a possibilidade de atender novos pacientes.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.