Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Reabertura renova expectativas de comerciantes em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Lojistas demonstram boas expectativas com a retomada dos negócios e também defendem rigor na fiscalização das regras sanitárias

Depois de mais de três semanas com as portas fechadas em função das restrições impostas pela bandeira preta, nessa segunda-feira, 22, os lojistas de Santa Cruz do Sul puderam finalmente reabrir os estabelecimentos. As expectativas, segundo eles, são boas, mas a população precisa também colaborar, fazendo a sua parte.

A reabertura chegou a ser suspensa por uma decisão judicial expedida na noite de sexta-feira, contudo, o recurso interposto pelo governo do Estado foi acolhido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o sistema de cogestão voltou a ser aplicado nessa segunda.

LEIA MAIS: Entidades empresariais comemoram retorno da cogestão

Publicidade


Um dos pontos citados pelos comerciantes diz respeito à insegurança para trabalhar. Isso porque a situação da região e do Estado frente à pandemia permanece crítica e, dessa forma, há o temor de que o comércio seja novamente fechado se o contexto da Covid-19 se agravar ainda mais.

“Acho que tem que haver mais fiscalização, nas lojas e também na rua. Não adianta afrouxar as regras. Fizeram isso no Carnaval e olha o que aconteceu. Se afrouxar de novo vai acontecer de novo, porque a vacinação está muito devagar”, afirma Renato Bieger, proprietário da Planeta Esportes.

Para o comerciante Renato Bieger, os governos não podem afrouxar demais as regras | Foto: Rafaelly Machado


Apesar da angústia e das incertezas geradas por três semanas de portas fechadas, Bieger comenta a respeito das boas perspectivas após a retomada. “Agora vem a Páscoa, que é uma data boa para as vendas. Sempre tenho expectativas boas, ainda mais com o meu produto. Artigos para exercícios são coisas que as pessoas sempre precisam”, completa.

Publicidade

LEIA MAIS: Distanciamento Controlado: veja como ficam os serviços com o novo decreto


A mesma percepção é relatada por Maristela Diehl, gerente da Bom Sono Colchões. “Estamos com boas expectativas, até para tentar recuperar um pouco do negativo que ficou para trás no decorrer do ano. Sabemos que é gradativo, é um passo de cada vez, mas esperamos que as coisas melhorem.”

Ainda nesse sentido, Maristela pede a colaboração da população. “Tem muita falta de conscientização das pessoas. O comércio estava fechado, mas os casos continuam aumentando. Então, em algum lugar elas estão se contaminando”, observa.

Publicidade

Maristela Diehl diz que as expectativas são boas, mas as pessoas precisam colaborar | Foto: Rafaelly Machado

Movimento intenso no Centro

Apesar das recomendações de distanciamento e de evitar aglomerações, e também do esforço dos lojistas para cumprir os protocolos, o Centro experimentou um dia de aparente normalidade nessa segunda-feira, em Santa Cruz do Sul. Com as lojas reabertas depois de três semanas, a circulação de pessoas e veículos nas ruas foi intensa, especialmente ao longo da tarde.

Em função das limitações de acesso aos estabelecimentos, diversas filas se formaram nas calçadas. A maioria das pessoas usava a máscara, ainda que algumas de forma incorreta.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.