Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUTO

Arno Pedro Paulo Wenzel morreu aos 97 anos

Imagem: Funerária Halmenschlager

O mês de março marcou as famílias Schneider e Wenzel. Foi em março de 1953 que Arno e Natália, casados há dois anos em Cerro Largo, desembarcaram em Santa Cruz do Sul para aqui permanecerem. Também foi em março, de 2021, que ele veio a óbito, vitimado por complicações da Covid-19.

Arno, filho de Maria Irma e José Henrique, nasceu no dia 29 de junho de 1923 na localidade do Faxinal, em Cerro Largo. É o terceiro entre seus oito irmãos, todos já falecidos. Afeito às atividades da agricultura, trabalhou também no moinho da família. Todavia, foi o magistério que o moveu decisivamente.


Tendo cumprido o serviço militar em São Luiz Gonzaga, começou como professor estagiário, vindo a ser nomeado professor primário em 1948. Atuou em escolas rurais de Santo Ângelo, sendo que em 1953 trocaria com seu amigo professor Albano Jung a região missioneira por Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Doutor Trajano morre aos 75 anos

A primeira morada foi na Rua Assis Brasil e logo depois na Flores da Cunha. Inicialmente lotado na Escola Rural Murilo Braga de Carvalho, Arno passaria a exercer suas funções como orientador na 6ª Delegacia de Ensino. Já na idade madura concluiu o curso de Estudos Sociais na então Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sil (Apesc), hoje Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Paralelamente à sua atividade de professor e orientador, seu Arno desenvolveu especial apreço pela apicultura, não deixando de encontrar algum tempo para as pescarias e acampamentos à beira de rios. Fervoroso em sua fé, Arno participou, ativamente da instalação e manutenção da Paróquia da Ressurreição.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Covid-19 avança sobre pessoas mais jovens em Santa Cruz

Aos filhos, Arno e Natália legaram valores, atenção, dedicação, amor e apreço pelos estudos. Todos alcançaram o curso superior. Aos que conviveram com o casal, permanece a experiência de uma vida exemplar, acolhedora e generosa.

Arno, mesmo cadeirante em seus últimos anos, sempre abria um sorriso a quem dele se aproximasse. Às suas cuidadoras, aos médicos, fisioterapeuta, sacerdotes, vizinhos e a todos que com ele conviveram, sempre soube agradecer e reconhecer a dedicação prestada.

Publicidade

No entendimento dos filhos, Arno não partiu: marcou encontro, no dia 23 de março de 2021, com sua Natália e o filho Paulo. Dos dez filhos (José Alberto, Roque Afonso, Irma Maria, Maria Inês, Luiz Paulo (in memoriam), Vera Maria, Maria Beatriz, Eugênia Maria, João Miguel e Glória Maria); 21 netos, quatro bisnetos, noras e genros, familiares e amigos, fica um “muito obrigado, seu Arno!”.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.