Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

Número de mortes e ocupação de UTIs mantêm queda no Estado

Foto: Agência Brasil

O Rio Grande do Sul registra 23.192 óbitos por Covid-19 desde o começo da pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que nesse domingo, 18, foram registradas mais 71 mortes. Porém, elas ocorreram entre os dias 12 de março e 17 de abril, em 35 municípios. Também nesse domingo houve a confirmação de 1.404 novos diagnósticos de coronavírus.

Com isso, a média móvel de mortes registradas aos domingos apresentou nova variação negativa. Esse índice já é menor do que o verificado nos dois domingos anteriores, que ficou em 82 óbitos, com 2,3 mil novos casos. Houve uma redução da média móvel de mortes de 13,41%. O número de recuperados chega a 884.729 – um índice de recuperação de 96%.

LEIA TAMBÉM: Brasil contabiliza 42.980 novos casos de Covid-19

Publicidade

O que também continua em queda no Estado é a taxa de ocupação dos leitos de UTIs nos hospitais, que desde o início do mês se mantém abaixo de 100%, com um patamar inferior a 3 mil pacientes. Nesse domingo, por exemplo, estava em 86,7%. Por volta das 18 horas, dos 3.383 leitos privados e do SUS, 2.946 estavam ocupados. Eram quase 500 leitos vazios.

Apesar da redução nos indicadores, algumas das 21 regiões Covid do Estado ainda seguem em alerta, com ocupação acima de 100%. É o caso de Santa Cruz do Sul. Por volta das 17 horas de domingo, o Hospital Santa Cruz estava com a taxa de ocupação da UTI Covid em 112%, com 28 pacientes internados. Já a taxa de leitos clínicos era de 79,4%, com 27 deles ocupados. Não havia pacientes à espera de vaga na UTI. A casa de saúde, por enquanto, não registra falta de medicamentos, sedativos ou oxigênio.

LEIA TAMBÉM: A partir desta segunda, vacinação contra a Covid-19 será para pessoas com 61 anos

Segundo a assessoria de imprensa, o Hospital Ana Nery tinha nesse domingo 222% de taxa de ocupação, mas não havia pacientes aguardando por vaga. Apesar de algumas dificuldades, até o momento não há registro de falta de itens, como medicamentos e outros.

Publicidade

Espera por transferência
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), abril apresenta melhora nos indicadores de pacientes que aguardam transferência para um leito de UTI, comparado ao mês passado. Os dados revelam que em 19 de março 331 pessoas aguardavam por uma vaga. Nesse domingo constavam 44 pacientes. Em 30 dias, a redução chegou a 86,7% .

Os dados vêm de cinco centrais de regulação: a Estadual, a de Porto Alegre, a de Caxias do Sul, a de Pelotas e a de Canoas, que atuam em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A maior espera por leitos registrada no domingo era na Central Estadual, com 30 pacientes, seguida pela Central de Porto Alegre e Pelotas, com seis pessoas cada.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.