Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cosmoludium

Músico Gilberto Franco lança o 7º disco autoral

Foto: Rafaelly Machado

Gilberto: laços afetivos com Santa Cruz do Su

O compositor e multi-instrumentista gaúcho Gilberto Franco lança neste mês o seu sétimo CD autoral. O projeto instrumental chamado Cosmoludium foi estruturado em 2020, durante a pandemia, e leva o diferencial de ter sido gravado pelos músicos separadamente, em dez países diferentes. O selo é da gravadora Tratore, de São Paulo, e será disponibilizado nas plataformas digitais a partir do dia 10.

“Cosmoludium vem do latim e quer dizer jogo cósmico. Nesse CD fiz uma experiência, gravar na pandemia em quatro meses tocando com músicos de vários países, a distância”, contou Gilberto em visita à Gazeta do Sul. Integram o time o guitarrista gaúcho Gambona, Lorenzo Franco (guitarra), Silvio Franco (violão) e o bateirista Popó de Pelotas.

LEIA TAMBÉM: Zélia Duncan festeja 40 anos de carreira com disco em tributo a Alzira E

Publicidade

Entre os artistas estrangeiros o destaque fica por conta da participação de Mark Charig (exKing Crimson Islands) na faixa título; do flautista peruano Carlos Carty; do looper alemão Minor2go; da violinista ucraniana Irina Markevich; do alaudista Amine Jmill, do Marrocos, e do compositor e pianista da Indonésia, Krisna Setiawan.

“A filosofia do Cosmoludium é ter uma música que não precisa de tradução, não tem letra. O vínculo com esses músicos de outros países permitiu que eu conseguisse gravar com eles a distancia, que eu entendesse e eles entendessem a mim sem falar em línguas. A música foi a nossa linguagem”, conta o músico. Este jogo cósmico instrumental rendeu 11 faixas e surpreendeu o artista, que pensava que seria difícil interagir e fazer o encaixe correto dos instrumentos.

Para Gilberto, que também é o diretor musical do projeto, o trabalho tem o objetivo de oferecer a música como diversão auditiva, descobrindo no percorrer do disco as influências que vão do world music ao fusion, passando pela bossa nova, jazz e rock. “Tem um canto sem letra, vocalize, e o estilo musical chamei de world fusion music, pela fusão dos elementos. Ficou uma salada de frutas na medida certa. Para mim, com a pandemia e sem a possibilidade de apresentações, divulgar e ter um CD novo é o apogeu.”

Publicidade

O trabalho de Gilberto Franco, com todas as fases de sua carreira, pode ser conferido no canal do YouTube youtube.com/user/Gilbyfranco. O próximo trabalho, que já está finalizado, será um disco chamado Palco dos Sonhos, que será divulgado futuramente e possui parceria com Veco Marques e outros músicos nacionais.

Cosmoludium estará disponível a partir de 10 de fevereiro em plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon, Tidal, GooglePlay e YouTube. As faixas poderão ser ouvidas gratuitamente ou adquiridas online. Interessados em adquirir o álbum físico podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Diego Dettenborn lança música ‘Meus segredos’

Publicidade

Santa Cruz

Gilberto Franco é compositor e multi-instrumentista: toca teclados, baixo, percussão e guitarra. E possui uma relação afetiva com Santa Cruz do Sul. O artista, que já morou por aqui na década de 1970, tocou na cidade em várias ocasiões e vem ao município com frequência para visitar amigos e a mãe. Residindo atualmente em Dom Pedrito, Gilberto mantém a parceria com músicos locais, como Marcelo Seffrin e Veco Marques, e colaborou no passado com Tom Warchter, falecido em 2013.

LEIA MAIS: Santa-cruzense lança a música Hip Hop não Para

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.