Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CINEMA

Oscar 2021: premiação deste ano é uma celebração da diversidade

Foto: Reprodução

Em um ano totalmente atípico, até mesmo a premiação de cinema mais tradicional do mundo teve que se adequar às exigências da pandemia. Realizada neste domingo, 25, a partir das 20 horas, a 93ª edição do Oscar será bem diferente das anteriores, contando com três cenários para manter os protocolos de segurança.

O palco do tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles, onde o evento geralmente acontece, receberá parte da cerimônia. O tapete vermelho e a premiação ocorrerão na Union Station e o restante da festa será no Highland Center, em Hollywood, além de locais internacionais, via satélite.

LEIA MAIS: Filme ‘Nomadland’ é o mais forte candidato ao Oscar

Publicidade

Neste ano são 57 filmes concorrendo em 23 categorias. Lideram a lista de indicados Mank, Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Minari, Nomadland, O Som do Silêncio, Os 7 de Chicago, Bela Vingança e Uma Noite em Miami. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou que a lista de apresentadores na edição deste ano conta com estrelas como Harrison Ford, Zendaya, Halle Berry, Reese Witherspoon, Regina King e os vencedores da edição do ano passado Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix e Bong Joon-Ho.

As apresentações musicais dos indicados Celeste, H.E.R., Leslie Odom, Jr., Laura Pausini, Daniel Pemberton, Molly Sandén e Diane Warren serão gravadas e transmitidas no pré-evento Oscars: Into the Spotlight.

LEIA MAIS: Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2021

Publicidade

Após protestos pela falta de diversidade, esta será a primeira cerimônia após a Academia anunciar uma série de mudanças. Além da ampliação do número de membros, que eram majoritariamente homens brancos, novos critérios de elegibilidade serão adotados na categoria Melhor Filme, incluindo representação mínima de minorias, mulheres e da comunidade LGBT+, tanto no elenco como nas equipes.

Ainda que tardia, a medida é positiva e deve favorecer longas independentes como o visto neste ano. Parcerias com serviços de assinatura também passam a ser valorizadas, já que neste ano a Netflix conta com 18 produções originais indicadas, a Disney+ tem cinco indicações e a Amazon Prime compete com quatro filmes. Impulsionadas pela pandemia, quando menos filmes foram lançados nos cinemas e a pluralidade dos streamings ganha forma, as mudanças entraram em efeito imediatamente com indicações históricas.

LEIA TAMBÉM: Mais de 300 dias com as portas fechadas: cinemas de Santa Cruz pedem socorro

Publicidade

Pela primeira vez, mais de uma mulher concorre na categoria de Direção – feito de Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennel (Bela Vingança) – e nunca tantas mulheres concorreram às estatuetas em todas as categorias. Neste ano, também o primeiro ator muçulmano e o primeiro asiático foram indicados na categoria de Melhor Ator, com os nomes de Riz Ahmed (O Som do Silêncio) e Steve Yeun (Minari). Até mesmo as histórias contadas pelos longas em destaque neste ano, em sua maioria, relatam narrativas sobre minorias étnicas e de gênero nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Globo de Ouro: ‘Nomadland’ é o melhor filme e ‘The Crown’, a melhor série; veja lista dos ganhadores

Cobertura no Brasil

Mesmo com as mudanças na edição deste ano, a cobertura do Oscar acontece normalmente no Brasil. Quem possui TV a cabo poderá acompanhar pelos canais TNT, que também fará uma transmissão pelo YouTube. A emissora oferecerá um esquenta a partir das 20 horas comandado por Carol Ribeiro e Tiago Abravanel, mostrando curiosidades dos indicados, e com imagens ao vivo de Los Angeles. A cerimônia, às 21 horas, terá comentários de Aline Diniz e Michel Arouca.

Publicidade

A Rede Globo também terá duas transmissões do evento: a primeira, exclusiva pelo Globoplay, estará disponível também para quem não é assinante da plataforma e começa às 20 horas, sob o comando do humorista Marcelo Adnet, com participações de Luciana Paes e Paulo Vieira. A transmissão pela TV Globo irá ao ar após o Big Brother Brasil 21, com apresentação de Maria Beltrão e comentários de Artur Xexéo e Dira Paes.

LEIA TAMBÉM: ‘Babenco’, de Bárbara Paz, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2021

AS APOSTAS

Nomadland

Em um ano de filmes extraordinários e uma seleção apurada de indicados pela Academia, praticamente qualquer ator, atriz ou realizador que concorre nas categorias principais merece a estatueta. O mais provável é que na categoria Melhor Filme seja premiado ou Nomadland ou o longa Meu Pai. Na categoria de direção, a favorita é a chinesa Chloé Zhao, por Nomadland.

Publicidade

Póstumo

Nas categorias de atuação, Chadwick Boseman, falecido no ano passado e nomeado de forma póstuma, e a colega Viola Davis devem receber os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz, ambos pelo filme A Voz Suprema do Blues. Daniel Kaluuya, de Judas e o Messias Negro, e YuhJung Youn, de Minari, são os favoritos a melhor ator e atriz coadjuvante.

LEIA TAMBÉM:
Ator Chadwick Boseman, o ‘Pantera Negra’, morre aos 42 anos
Anúncio da morte de Chadwick Boseman é o tuíte mais curtido da história

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.