ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

COP-10: MDA envia representante no meio do evento

https://www.gaz.com.br/uploads/2024/02/WhatsApp-Video-2024-02-07-at-18.04.22.mp4

A repercussão das ações dos dois primeiros dias de realização da COP e, mais ainda, das manifestações de contrariedade com o pronunciamento do embaixador brasileiro no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva junto a lideranças da cadeia produtiva do tabaco motivou uma primeira medida prática do governo federal. E que significou um recado de desconforto com o andamento dos trabalhos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: COP-10: setor do tabaco se sente traído por embaixador brasileiro

Ainda ao final da terça-feira embarcou em Brasília o superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade (Suas), Marison de Melo Marinho, enviado em nome do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para representar esse organismo na delegação oficial brasileira na COP.

Publicidade

Até então, nenhum profissional do MDA havia sido credenciado na delegação, e o seu deslocamento para o Panamá, já em meio ao andamento da Conferência, acabou por ser uma espécie de evidência de que o rumo dos debates, apenas sob o aspecto da saúde ou de reflexos sociais decorrentes do tabagismo, não agradou ao governo federal. O MDA, recriado no atual governo Lula, responde por todas as políticas que digam respeito ao ambiente da agricultura familiar, ou da pequena propriedade rural. O Ministério da Agricultura, voltado a médias e grandes propriedades, ou à agricultura de perfil mais empresarial, estava representado na delegação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Comitiva brasileira busca se informar sobre andamento da COP-10

“COP nenhuma vai proibir o plantio de tabaco”, afirma Heitor Schuch

O deputado federal Heitor Schuch, que acompanha de perto no Panamá as movimentações da COP-10, comentou a chegada do MDA ao evento. “Esse ministério tem a missão de cuidar da agricultura familiar. E tabaco é agricultura familiar”. Afirmou ainda que, a partir desse movimento, o cenário pode mudar.

Publicidade

“Vão ter que rever uma série de questões e eu espero que a representação do MAPA, que está aqui, e do MDA, que chegou hoje, possam equilibrar essa discussão até porque, está claro que não tem COP nenhuma que vai proibir o plantio de tabaco”, concluiu.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que vocêprecisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta