Segue agora pelas calçadas da Rua Carlos Trein a instalação da nova rede de abastecimento do Bairro Goiás, em Santa Cruz. Segundo o gerente da Corsan, Armin Haupt, as obras no bairro devem continuar até o final do ano. Está prevista a substituição de 8,5 mil metros de canos naquela região, medida que deve estancar os vazamentos. O Goiás é uma das zonas da cidade que apresenta uma das mais antigas redes de água – inclusive com tubulações de ferro em alguns pontos. A obra está entre as previstas por conta da renovação do contrato entre Prefeitura e Corsan.
A nova tubulação está sendo colocada embaixo do passeio para evitar transtornos ao trânsito em caso de futuros reparos na rede. Já foi sugerida a possibilidade de fazer a instalação junto ao meio-fio, como forma de evitar danos às calçadas. Porém, conforme Armin Haupt, a licitação para a obra no Goiás previa os canos sob a calçada e, dessa forma, a instalação já não pode ser feita de forma diferente. “Trata-se de um transtorno temporário. Depois não haverá mais problemas para os moradores”, ressalta.
O gerente observa também que, muitas vezes, não é possível instalar a rede de água abaixo do meio-fio por conta da tubulação de esgoto, que geralmente ocupa esse espaço. Porém, tal possibilidade será estudada, caso a caso, nos demais projetos que ainda serão elaborados. Para 2016 está prevista a substituição de mais 20 quilômetros de canos na cidade.
Publicidade