Uma pane eletromecânica em um dos motores da estação da Corsan que capta água no Rio Pardinho afetou pelo menos 21 bairros de Santa Cruz do Sul nesse final de semana. Embora tenha conseguido solucionar o desabastecimento na manhã de domingo, até o final da tarde a estatal ainda não havia detectado a causa da falha, que pode ter sido externa – falta de luz, problema na rede de energia – ou no próprio painel de comando dos motores.
“Sabemos que foi uma pane elétrica, mas ainda não conseguimos entender o que causou. Nesta segunda será feito um diagnóstico melhor”, explicou o gerente da companhia, Armin Haupt. Ele afirmou que a RGE também esteve no local, mas não conseguiu apontar o motivo da pane. O problema com os motores começou no sábado de manhã, quando o motor principal, responsável por 60% da captação, deixou de funcionar e 15 bairros ficaram sem água.
Após alguns reparos durante a manhã, o motor foi religado, mas voltou a ficar instável à noite. Durante a madrugada, a Corsan contratou dois geradores, que foram instalados pela manhã. Enquanto a captação estava sendo regularizada, o abastecimento na cidade passou por rodízios, alternando a falta de água em diferentes bairros. Nos primeiros locais afetados, ainda no sábado, o abastecimento só foi regularizado pelas 5 horas.
Publicidade
A moradora do Bairro Bom Jesus, Luana Schuler, esteve entre os que ficaram mais tempo desabastecidos. Quando falta água na casa onde mora, os problemas vão além da rotina de lavar louça ou roupa. É que a dona de casa é mãe de Giovana, de apenas três meses. “Não pode ser água de qualquer qualidade”, explicou. A casa da família de Luana, que fica na Rua Adolfo Pritsch, ficou desabastecida do meio dia de sábado até a manhã de domingo.

Moradora do Bairro Bom Jesus, Luana passou quase 24 horas com as torneiras secas. Foto: Lula Helfer.
A produção normal dos motores da Corsan, que é de 500 litros por segundo, foi estabelecida ainda na manhã deste domingo e a água foi retornando aos bairros gradualmente durante o dia, chegando por último nos pontos mais altos, como Bonfim, Margarida, partes do Esmeralda e Country.
Publicidade
Pode ter mais
Entre e sábado e domingo, ficaram pelo menos algumas horas sem água em Santa Cruz do Sul os moradores dos bairros Margarida, Santa Vitória, Ana Nery, Bonfim, Faxinal Menino Deus, Santuário, Pedreira, Bom Jesus, Higienópolis, Dona Carlota, Centro, Arroio Grande, Senai, Schulz, Goiás, Universitário, Santo Antônio, Castelo Branco, São João, Country e Distrito Industrial. A Corsan não descarta a possibilidade de novos episódios de desabastecimento no início desta semana, mas afirmou que se o sistema colaborar, vai conseguir manter todos os bairros com fornecimento normal de água.
Publicidade