Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

impasse

Cosems/RS recomenda a continuidade da vacinação de adolescentes de 17 anos

Foto: Agência Brasil

Após o Ministério da Saúde rever vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde recomenda aos municípios que mantenham as orientações emitidas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), limitando a vacinação para a faixa etária de adolescentes de 17 anos sem comorbidades.

A justificativa é que muitos municípios se organizaram e já estão vacinando esse público. “Cabe salientar que vários municípios já estão com a vacinação de adolescentes em curso, visto que essa já é uma estratégia consolidada em todo Brasil dentre outras nações”, diz o ofício do Cosems/RS. Outro argumento é que há autorização da Anvisa para utilização da vacina Cominarty (Pfizer/Biontech), único imunizante recomendado para essa população.

O Cosems/RS aguarda nova manifestação do Ministério da Saúde em relação aos esclarecimentos solicitados pelo CONASS e o CONASSEMS, bem como as deliberações da reunião que acontece nesta quinta-feira, 16, a partir das 14 horas, com a Câmara Assessora do Programa Nacional de Imunizações, para poder avançar na campanha e ter um posicionamento definitivo sobre a vacinação. “Lamentamos mais uma vez esse inconveniente e descompasso das diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde com a realidade dos municípios”, finaliza o ofício.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.