A Brigada Militar fez um balanço nessa terça-feira, 30, das ações que desenvolveu no combate à criminalidade na região em 2025. E os resultados são considerados positivos, pois houve redução nos indicadores de violência em 24 municípios do Vale do Rio Pardo.
Em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, o coronel Rodrigo Schoenfeldt destacou a queda dos números em nove crimes na comparação com os mesmos indicadores registrados na região em 2017 e 2024. Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), ele afirmou que o trabalho da corporação é desenvolvido com integração, investimento e planejamento estratégico.
LEIA MAIS: Santa Cruz chega a 14 assassinatos registrados em 2025; relembre os casos
Publicidade
Conforme o coronel, a Brigada Militar registrou 84 mil ocorrências na região neste ano – 51 mil a mais que as 33 mil de oito anos atrás. O crime de homicídio – principal indicador de segurança, por envolver a vida humana – chegou a 47 casos em 2025. São 65 a menos que 2017, quando foram 112. “Não vamos comemorar porque perdemos vidas, mas tivemos uma redução significativa de 58%”, frisou.
Santa Cruz do Sul, principal município da região, teve 14 homicídios em 2025. “Temos um padrão estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de um homicídio para cada 10 mil habitantes em um ano. Santa Cruz, com 14 homicídios para aproximadamente 140 mil habitantes, é uma cidade segura”, disse. Sobre a região, o comandante explicou que a média é de 45 homicídios para 450 mil habitantes. Esse patamar foi ultrapassado, com 47 registrados neste ano.
LEIA TAMBÉM: Municípios da região recebem novas viaturas semiblindadas
Publicidade
Os demais indicadores tiveram reduções no ano em comparação a 2017, como roubo a estabelecimento comercial (31 casos, 234 a menos); roubo a pedestre (60 casos, 340 a menos); roubo a veículo (14 casos, 81 menos) e roubo a residência (23 casos, 89 a menos). As ocorrências de roubo em transporte público foram zeradas em 2025, bem diferente de 2017, quando houve 38 casos.
Também mereceram destaque na entrevista de Rodrigo Schoenfeldt as diminuições dos arrombamentos (644 casos na região em 2025, 1.082 casos a menos que em 2027); dos furtos de veículos (143 casos, 565 a menos) e dos abigeatos (157 registros, 285 a menos).
LEIA MAIS: Retrospectiva do Gaz: operação apurou supostos desvios de emendas no Hospital Ana Nery
Publicidade
Integração e apoio
Para manter os indicadores em queda na região, Schoenfeldt enfatizou o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar com investimentos em estrutura e tecnologia; a integração com os demais órgãos de segurança e o apoio da comunidade. “A maioria das pessoas coloca os seus olhos na segurança pública e colabora com informações, alertas e cobranças. Nós gostamos de sermos cobrados. Entendemos que quando isso acontece, a pessoa se importa com a segurança pública.”
O oficial confirmou que a Brigada seguirá as ações para coibir crimes graves. “Pessoas que cometerem crimes médios e graves serão buscadas e presas”, frisou. Para os meses de verão, a BM irá intensificar a fiscalização em áreas de lazer na região. A ideia é reforçar o policiamento aos finais de semana e feriados.

Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!