O quero-quero, sentinela dos pampas, alerta com seu clarim o reviver saudoso da querência gaúcha. Ao som do lema do CTG Tropeiros da Amizade e após um momento de oração, a invernada adulta da entidade embarcou na tarde de sexta-feira para a etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre neste fim de semana em Santiago. A classificação para essa etapa foi conquistada em Candelária, quando o grupo alcançou o terceiro lugar na categoria de Danças Tradicionais da Força B e o primeiro na coreografia de entrada.
Agora, os 32 dançarinos buscam a vaga para serem o único CTG de Santa Cruz a representar o município na finalíssima do Enart, marcada para 21, 22 e 23 de novembro no município. A apresentação em Santiago terá como tema a música Luzeiros da Alma, de Joca Martins, escolhida por sua ligação com o nome do CTG, já que retrata as jornadas dos tropeiros.
LEIA TAMBÉM: Enart será realizado de 21 a 23 de novembro em Santa Cruz
Publicidade
A dançarina e uma das coordenadoras da invernada adulta, Hellen Hirsch, contou que a preparação para a competição iniciou-se em janeiro, com ensaios todas as quintas-feiras, das 22h30 até cerca de 1 hora da manhã. Na reta final, os ensaios foram intensificados. “Nós baixamos a cabeça e, enquanto não achamos que está bom, não paramos”, afirma.
Segundo Hellen, a expectativa é de que a invernada chegue à final do Enart em Santa Cruz. “É o sonho do grupo todo. Estamos firmes e fortes no objetivo.” Além das Danças Tradicionais, o grupo terá representantes nas categorias individuais. Ruan Barros, Letícia Franco e Marion Ramos competem na categoria Solista Vocal. Das Danças Gaúchas de Salão, participam os casais Ruan e Letícia Vargas, e Letícia Franco com Ricardo Vargas.
O patrão do Tropeiros da Amizade, Leonardo Gassen, também acompanhou o grupo até Santiago. Emocionado, ele relembrou o início da invernada adulta, que enfrentou dificuldades devido à pouca adesão, mas foi conquistando espaço e reconhecimento ao longo do tempo “Agora, estamos tentando um objetivo maior. Se Deus quiser, poderemos dançar no grande Enart”, destacou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: CTG Tropeiros da Amizade recebe Triopacito nesta quarta-feira
Presente na despedida dos dançarinos rumo a Santiago, o secretário municipal de Habitação, Andrei Barboza, lembrou dos tempos em que também dançava no Tropeiros da Amizade e desejou sucesso para o grupo. “Agradeço ao Tropeiros pela representação do nosso município.”
O vice-prefeito de Santa Cruz, Alex Knak, esteve presente para desejar boas energias aos participantes. “Eles se dedicaram muito durante o ano, por isso tenho certeza de que retornarão classificados”, afirmou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tradicionalistas defendem que Fecars ocorra em Santa Cruz em 2026
Representação regional
A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5a RT), Marisa Rossa, presente em Santiago para acompanhar a inter-regional do Enart, destacou a expectativa positiva para a participação dos grupos da região. Segundo ela, cinco grupos da Força B e um da Força A representarão a 5ª Região, entre eles o Tropeiros da Amizade, que compete na Força B. “A expectativa é muito grande, porque sabemos do potencial dessa entidade e do empenho da patronagem para que os dançarinos chegassem até aqui”, comentou.
Marisa ressaltou que Santa Cruz do Sul terá representantes nas categorias individuais, tanto do Tropeiros da Amizade como do CTG Lanceiros de Santa Cruz. “Essas duas entidades, com certeza, deverão estar na finalíssima, representando a nossa região e a cidade, o que muito nos orgulha.”
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade