Como já é tradição na Comunidade Evangélica Bom Pastor, do Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, nesse domingo, 21, foi realizado o culto especial alusivo à cultura gaúcha, em celebração ao mês farroupilha. O momento, que ocorre anualmente próximo ao dia 20 de setembro, data máxima do tradicionalismo, reuniu fiéis em uma cerimônia marcada por expressões típicas do Rio Grande do Sul, desde decoração até música e vestimentas.
A celebração foi conduzida pelo pastor Samuel Gausmann e contou com a participação especial do Coral da própria comunidade, além do Coral e do Grupo de Gaitas e Vozes do CTG Lanceiros, que levaram apresentações musicais enraizadas na tradição sul-rio-grandense.
LEIA TAMBÉM: “A casa das sete mulheres”: obra de escritora porto-alegrense evidencia papel das mulheres na Revolução Farroupilha
Publicidade
A liturgia foi especialmente adaptada para a ocasião, com textos bíblicos, cânticos e orações reescritos em linguagem gaúcha. A proposta foi de reforçar a identificação cultural dos participantes.
O pastor explicou que desde que chegou à comunidade, em 2017, mantém a tradição da realização do culto gaúcho. “É uma forma de aproximar mais os membros que estão envolvidos em CTGs, e uma maneira de chegarmos mais perto da cultura gaúcha. Afinal, o gaúcho é muito caloroso e apegado às tradições. Então, isso enche os olhos e a mensagem enche o coração”, salientou.
Entre os momentos marcantes da celebração, destacou-se o ritual da amarração dos lenços na cruz, simbolizando o compromisso dos fiéis com a fé cristã e os valores cultivados na cultura gaúcha. O culto também contou com músicas típicas que encantaram os presentes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Entre cultura e educação: CTGs mantêm viva a tradição e formam cidadãos
Reflexão
Durante a pregação, o pastor Samuel trouxe uma abordagem criativa e pedagógica ao comparar a mensagem do Evangelho com uma adaptação do conto infantil Os Três Porquinhos – rebatizado de Tri Porquinhos. A parábola serviu como metáfora para refletir sobre a importância de construir a vida sobre fundamentos sólidos, assim como Jesus ensinou em suas palavras.
“Quem escuta o que Jesus diz, enfrenta as dificuldades sem medo. Um rancho com base de fundamento, tem condições necessárias para aguentar tormentas. A cada dia devemos construir nossa casa com capricho, sob a palavra de Deus, sob algo que nos dá firmeza”, enfatizou o pastor em sua pregação.
Publicidade
Ele explica que a forma poética de apresentar a palavra bíblica não anula os seus valores. “Procuramos sempre de maneira poética trazer a palavra bíblica, mas sem perder a questão da reflexão profunda dos valores, adaptando numa linguagem que se aproxima das pessoas, com a poesia e a palavra gauchesca.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade