Entre as inúmeras atrações presentes na 40ª Oktoberfest, as danças folclóricas alemãs chamaram a atenção de quem visitou o evento. Na tarde do último sábado, 25, o palco localizado junto ao pórtico, na entrada do parque, recebeu o Grupo de Danças Folclóricas de Estrela, o mais antigo do Brasil, com 61 anos de atividade e mais de 450 integrantes. Participaram ainda grupos de Vera Cruz, Venâncio Aires, Lajeado, Colinas, São Lourenço do Sul, Canguçu e Restinga Seca, além das diversas categorias do Centro Cultural 25 de Julho.
Fundado em 1964, já se apresentou em mais de 700 cidades de dez Estados, além de 14 países da América Latina e Europa. Conforme o coordenador Andréas Hamester, eventos como a Oktoberfest são grandes vitrines onde os grupos folclóricos podem mostrar ao grande público o trabalho que desenvolvem. “Todos têm um prazer enorme de estar aqui, é um evento temático e tudo está voltado à cultura alemã, as cores, bandeiras, comida, música e pessoas vestidas com trajes típicos”.
LEIA TAMBÉM: “Acredito que evoluímos, sempre com a confiança de todos”, destaca Mathias Bertram
Publicidade
Ainda segundo Hamester, o grupo esteve em todas as edições da Festa da Alegria desde 1985. Com as seis apresentações realizadas no evento, o grupo chegou a 75 em 2025 e já soma mais de 2,2 mil desde a fundação. Ao todo, são 14 categorias com integrantes dos 3 aos 90 anos de idade. “É um número expressivo e por isso, para nós, é uma preciosidade poder vir sempre”.
Ele elogiou não somente a estrutura do palco e tablado, mas a localização escolhida, em frente aos portões de entrada do público geral. Desse modo, afirma Hamester, muitas pessoas que nem sabiam das apresentações acabam conhecendo e se interessando pelas danças folclóricas alemãs. Uma das sugestões dele foi a colocação de cadeiras ao redor, para melhor acomodação dos presentes. “Isso segura o público. Temos pessoas de idade mais avançada que querem sentar para assistir, e se você está bem acomodado, fica mais tempo.”
LEIA TAMBÉM: Cerimônia no Palco Gazeta marca o encerramento da 40ª Oktoberfest e Feirasul
Publicidade
Integração e arte
O presidente do Die Schwalben, de Venâncio Aires, também comemorou a consolidação da programação cultural na Oktoberfest e a oportunidade de participar. Com 57 integrantes em três categorias, o grupo comemora 40 anos em 2025. “Acredito que o grande propósito aqui seja a integração entre os grupos folclóricos, cidades, estados e até países que vêm fazer parte da festa”, declarou Leomar Felten.
O Die Schwalben foi recentemente contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e fará um intercâmbio cultural na Alemanha e na França, nos meses de maio e junho do próximo ano. “Estamos muito contentes de poder realizar esse sonho”.
