De olho na disputa da 3ª Copa Sul de Futebol Americano, que inicia no próximo final de semana, o Santa Cruz Chacais apresentou seu novo comandante. Trata-se do professor de Educação Física Paulo Daniel da Silva Barcelos, de 29 anos. Natural de Manaus, ele trabalha com futebol americano desde 2005 e é treinador desde 2007.
Ao relembrar sua trajetória, Paulo lembrou que não conhecia o esporte e em pouco tempo, já estava trabalhando no futebol americano. “Em 2005, eu era estagiário em uma academia de musculação em Porto Alegre e meu aluno me pediu para montar um treino voltado para futebol americano. Fiquei intrigado e fui pesquisar sobre o esporte. Duas semanas depois ele me levou no primeiro treino e nunca mais me desliguei do esporte”, contou.
Barcelos está invicto no futebol americano desde 2012, quando assumiu o Manaus Cavaliers. Já são mais de 30 partidas sem perder. “Tirando um problema administrativo de compra de passagens em 2013, que gerou um W.O, não perco há três anos. Quero manter essa invencibilidade aqui”, afirmou.
Publicidade
Conhecido de Santa Cruz
Se hoje comanda os Chacais, Barcelos já esteve do lado adversário em outras oportunidades. Desde 2008, quando atuava pelo Porto Alegre Predadores (hoje Porto Alegre Bulls), ele enfrentou diversas vezes a equipe de Santa Cruz.
“Uma vez fomos convidados a jogar uma partida comemorativa no Parque da Oktoberfest. Eles sairam vencendo por 14 a 0 e empatamos no final da partida. No intervalo do tempo extra, começou um dos maiores temporais que vi na vida. Aquilo reanimou os dois times e virou um jogo épico das defesas. Nunca mais vivi em campo algo como aquilo”, relembra.
Publicidade
Em 2011, ele chegou a se integrar aos Chacais, mas não chegou a atuar. Lesões atrapalharam sua passagem pela equipe, e ele voltou para Manaus. Agora, como treinador, pretende fazer história no time santa-cruzense.
Copa Sul
A estreia dos Chacais na Copa Sul acontece no dia 18 de julho, contra o Ijuí Drones, em Ijuí. No dia 8 de agosto, os Chacais recebem o Restinga Redskulls. No dia 6 de setembro, a equipe volta a enfrentar os Drones, desta vez em casa. A divisão Rio Grande do Sul termina no dia 17 de outubro, com os Chacais encarando os Redskulls em Porto Alegre.
Publicidade