Ao menos 80% da área do município de Muçum, no Vale do Taquari, está embaixo d’água em decorrência da forte chuva desta segunda-feira, 5. O nível mais alto do Rio Taquari no município foi registrado em 2020, quando alcançou a marca de 22m70cm. A expectativa da Defesa Civil, no entanto, é que o rio alcance os 25 metros se continuar no ritmo de elevação atual.
LEIA TAMBÉM: Chuva volta a trazer preocupação a moradores do Vale do Rio Pardo
Com mais de 50 famílias ilhadas, o município pediu apoio de helicópteros ao Governo do Estado para resgate. Algumas famílias foram abrigadas no salão paroquial da cidade. Além disso, o município está sem energia elétrica. “Nunca vimos a água subir tão rápido. Em apenas uma hora, subiu dois metros, algo que nunca tinha acontecido”, disse o vice-prefeito, Amarildo Baldasso.
Publicidade
Roca Sales
Também no Vale do Taquari, Roca Sales é outro município com situação preocupante em função da chuvarada. Imagens divulgadas por moradores em redes sociais mostram a água invadindo as ruas e alagando casas e comércios. Segundo a prefeitura de Roca Sales, os bombeiros e a Defesa Civil não estavam dando conta na noite de ontem de atender todos os moradores que necessitam de ajuda. “Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do estado só virá nas primeiras horas da manhã”, diz um comunicado publicado em uma rede social da prefeitura.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade