Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEMPO

Defesa Civil estadual alerta para o retorno das chuvas em parte do RS

A Defesa Civil estadual informa que as chuvas moderadas a pontualmente fortes, acompanhadas de raios e temporais isolados retornam nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, parte dos Vales, Serra e Litoral Norte entre a noite desta quarta-feira, 25, e o decorrer da quinta-feira, 26.

No final da tarde e noite desta quarta, 25, a influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai favorece pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, acompanhada de eventuais trovoadas em áreas da metade oeste do Estado, com acumulados inferiores a 15 mm/dia. Os ventos ficam de quadrante norte ao longo do dia, com rajadas oscilando entre 15 e 30 km/h na maioria das regiões.

LEIA TAMBÉM: Deputado Capitão Martim pede cassação de Eduardo Leite

Publicidade

Na quinta-feira, 26, o avanço de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão contribui para chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais pontuais sobre o Norte, Nordeste e Serra, além de partes do Noroeste, Vales e Litoral Norte. Nessas regiões, os acumulados variam entre 20 e 60 mm/dia, com pontuais passando dos 70 mm/dia em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. No restante do Estado, há condição para chuva fraca a moderada, com acumulados inferiores a 20 mm/dia. Na metade Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, o vento vira para quadrante sul na madrugada e manhã, avançando para o restante do Estado ao longo do dia, com rajadas entre 20 e 35 km/h.

Na sexta-feira, 27, o tempo firme volta a predominar, devido à atuação de uma massa de ar frio e seco. Os ventos sopram predominantemente de sul e sudeste, com rajadas variando entre 20 e 30 km/h.

LEIA TAMBÉM: Candelária promove Feirão de Empregos para gerar oportunidades

Publicidade

Condições hidrológicas

A Defesa Civil estadual atualiza a condição hidrológica atual, de níveis elevados nos rios na faixa central do Rio Grande do Sul, acima da cota de inundação, alerta e atenção em diversas estações.

Destacam-se no Oeste:

Publicidade

  • Rio Uruguai está acima da cota de inundação entre São Borja e Uruguaiana com tendência de lenta elevação;
  • Rio Ibicuí está acima da cota de inundação nas estações de Manoel Viana e Passo Mariano Pinto com tendência de declínio.

LEIA TAMBÉM: Projeto leva ensino de gastronomia a pessoas privadas de liberdade em Santa Cruz do Sul

Na metade Leste:

  • Rio Jacuí está acima da cota de inundação entre Cachoeira do Sul e o Delta do Jacuí, com lenta elevação no trecho final;
  • Rios Caí, Sinos e Gravataí apresentam níveis altos em suas cidades mais à jusante devido ao efeito dos níveis altos do Guaíba, que dificulta a vazão destes rios;
  • O Guaíba se encontra acima da cota de inundação na região das ilhas e variando em torno da cota de inundação no Cais Mauá em Porto Alegre. O cenário deve se manter no decorrer dos próximos dias devido à mudança de direção dos ventos, dificultando o escoamento do Guaíba para a Lagoa dos Patos.

Em função das chuvas dos últimos dias, com elevados acumulados registrados por todo o Rio Grande do Sul e previsão de novas chuvas no norte do Estado, seguem indicadas as condições de ATENÇÃO e ALERTA para cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, onde os níveis permanecem elevados e com riscos hidrológicos moderados nas bacias mais atingidas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense lança livro de poesias no Rio de Janeiro

Devido às chuvas dos últimos dias, os solos na região se encontram muito úmidos, favorecendo respostas hidrológicas com as precipitações. Dessa forma, é indicado o risco de cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, enxurradas, e elevações em rios maiores, que devem seguir variando entre limiares de atenção e alerta para inundação. Também há risco de alagamentos em perímetros urbanos em virtude de chuvas pontuais e movimentos da massa.

É indicada a continuidade da condição de INUNDAÇÃO para os rios Ibicuí (Manoel Viana e Itaqui), Uruguai (São Borja a Uruguaiana), Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí), Taquari (em Taquari), Sinos (São Leopoldo) e Guaíba (região das ilhas e cais de Porto Alegre).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.