Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prejuízo

Defesa Civil estima pelo menos 750 casas atingidas pelo temporal em Santa Cruz

Foto: Guilherme Bica

Linha João Alves foi um dos bairros mais afetados pela chuva

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul montou uma força-tarefa para atender as famílias atingidas pelo temporal na tarde deste sábado, 27. Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade, tenente José Joaquim Dias Barbosa, as equipes se mobilizaram tão logo os estragos começaram a ser registrados. “Foram atingidos diversos bairros de Santa Cruz, como os bairros Margarida, Belvedere, Linha João Alves, Monte Verde, Pedreira”, destacou.

VEJA MAIS: VÍDEO: imagens mostram a força do temporal e os estragos na região

A estimativa inicial da Defesa Civil era de que pelo menos 640 casas tivessem tido danos, como estragos nos telhados em função da chuva de granizo. No fim da tarde, a estimativa subiu para 750 residências – 470 em Linha João Alves, 250 no Belvedere e 30 em outros locais. São pelo menos 3,1 mil pessoas atingidas. E esse número pode ser ainda maior, já que os atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros não estão contabilizados neste dado. Das 13h30, quando a chuva começou, até as 19h50, na última atualização, já haviam sido distribuídos 7,8 mil metros de lonas pela Defesa Civil.

Publicidade

As ações da Prefeitura contam, além dos carros da Defesa Civil, com pelo menos cinco viaturas da Guarda Municipal e outros diversos veículos das secretarias municipais, além de voluntários. A situação está mobilizando equipes das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (Defesa Civil e Guarda Municipal), de Desenvolvimento Social e de Habitação e Regularização Fundiária. “Estamos com nossos servidores atuando desde o início desta calamidade, buscando dar toda a atenção para os atingidos. Ninguém vai ficar desassistido”, afirmou a prefeita Helena Hermany.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: temporal e queda de granizo derrubam árvores e causam prejuízos na região

Cadastro será nas escolas

O secretário de Segurança e Mobilidade, tenente José Joaquim Dias Barbosa, afirmou que será preparado um segundo momento de atendimento às famílias atingidas, já neste domingo, 28. “Para que as pessoas não precisem se deslocar até a Defesa Civil, esse mutirão vai ser realizado nas escolas de cada localidade”, explicou.

Publicidade

As EMEFs Dona Leopoldina, em Linha João Alves, e Frederico Assmann, no Belvedere, terão equipes para prestar atendimento. “Vai ter uma equipe para receber as pessoas, fazer o cadastro e atender a solicitação, por exemplo, de telhas quebrada”, disse. O atendimento será realizado a partir das 14h30 deste domingo. O secretário ainda destacou que serão feitas vistorias a partir dos cadastros realizados, portanto, pede que a população solicite apenas o material que realmente precisar.

Demais atingidos podem buscar auxílio na sede da Defesa Civil, no Centro de Eventos Armando Wink (no Parque da Oktoberfest, entrada pela Avenida Independência, portão 7). Em caso de urgência, a comunidade pode fazer contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.