Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EXPERIÊNCIA NO CARGO

Definido o juiz que comandará a Vara da Violência Doméstica em Santa Cruz

Goulart Borges, que atuou por 24 anos em Venâncio Aires, tomou posse em dezembro

Goulart Borges, que atuou por 24 anos em Venâncio Aires, tomou posse em dezembro | Foto: TJ-RS

Está definido o juiz responsável por comandar a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Fórum da Comarca de Santa Cruz. A posse será no dia 19 de dezembro.
A função será desempenhada por João Francisco Goulart Borges. O magistrado atua há 24 anos na 1ª Vara de Venâncio Aires. A escolha foi priorizada a partir do critério de antiguidade.

A instalação da vara ocorreu em março deste ano, após uma reivindicação iniciada em 2011. A estrutura foi aprovada no fim do ano passado pela Assembleia Legislativa, após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul encaminhar projeto. Com mais de 2,5 mil processos envolvendo situação de violência contra a mulher, a vara possui atendimento especializado para essas ações tramitarem de forma célere.

LEIA TAMBÉM: Papo de Polícia: segundo episódio já está disponível no Spotify

Publicidade

Frentes de atuação

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o juiz João Francisco Goulart Borges falou sobre suas expectativas. Salientou que o tema não é necessariamente novo, pois já se deparou com processos relacionados à violência doméstica durante os anos de atuação em Venâncio Aires.

Depois da posse, Goulart Borges visitará autoridades locais que atuam na área para juntar esforços. “A ideia é trabalhar no sentido de reduzir esses números. Eles são absurdos, inaceitáveis, especialmente de feminicídio. Uma sociedade civilizada não pode aceitá-los de maneira alguma, isso tem que ser combatido de todas as formas”, afirmou.

O magistrado pretende atuar de forma intensiva junto aos grupos de alcoólicos anônimos, pois acredita que a questão está relacionada à violência. “Em quase todos os casos, na minha experiência, o abuso da bebida alcoólica é um fator preponderante que desencadeia ou até agrava a violência doméstica”, explicou. A educação também será destaque. Para o juiz, o envolvimento das crianças com o tema é fundamental. “Temos que ensinar formas diversas de solução de conflito que não descambem para violência.”

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.