Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Legislativo

Desportista Darcilo Gressler recebe título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul

Zezinho recebeu homenagem na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene para a concessão do título de Cidadão Honorário ao desportista Darcilo Gressler, o Zezinho. A homenagem, proposta pelo ex-vereador Hildo Ney Caspary em 2011, reconhece a inestimável contribuição de Zezinho para o desenvolvimento do esporte e da comunidade santa-cruzense ao longo de sua trajetória.

A sessão solene foi conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti, sendo que a mesa foi composta ainda pelo vereador Professor Cleber, o prefeito Sérgio Moraes e o deputado federal Heitor Schuch; pelos familiares – a esposa Ereci e os filhos Marcos Fernando e Marcia Helena -, além da outra homenageada da noite, Gladis Lenz Arend, e da diretora do Sindicato dos Cabeleireiros do Vale do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes), Inês Silveira.

Darcilo Gressler, o Zezinho, é reconhecido como uma figura emblemática no cenário esportivo de Santa Cruz do Sul. A iniciativa do ex-vereador Hildo Ney Caspary, através de uma indicação do ex-vereador Hardi Lucio Panke, ressalta a relevância da atuação de Zezinho. Ele nasceu em 18 de agosto de 1938, em Rio Pardinho. Sua formação educacional inclui o curso de Técnico em Contabilidade (equivalente a Ciências Contábeis) pelo Colégio Mauá, concluído em 1958. Profissionalmente, após uma experiência inicial em um escritório de contabilidade, ele dedicou a maior parte de sua carreira à empresa familiar Gressler & Cia., em Rio Pardinho, atuando nos ramos de secos e molhados, industrialização de produtos suínos e transporte de cargas, onde se aposentou, além de realizar serviços contábeis para as empresas da localidade.

Publicidade

Foi presidente e integrante do CPM da Escola Municipal Cristiano Smidt, de Rio Pardinho, presidente da Entidade Civil Pró Melhoramento Social e Cultural de Rio Pardinho, a qual abrangia todas as entidades do distrito de Rio Pardinho, e presidente da comissão dos festejos do Sesquicentenário da Colonização Alemã em Rio Pardinho. Ainda participou da política local concorrendo a vereador deste Município. Também atuou no Riovale Jornal, como colunista e fotógrafo.

No entanto, é no esporte que Zezinho construiu seu legado mais notório. Sua jornada no futebol começou cedo, em 1954, aos 15 anos, no Rio Pardinho. Rapidamente, ele se destacou como um goleador, sendo o artilheiro do Rio Pardinho em diversas temporadas, como em 1955 (21 gols), 1956 (17 gols), 1958 (26 gols) e 1959 (41 gols), contribuindo para títulos como o de vice-campeão municipal em 1956 e 1959, entre outras conquistas. Sua habilidade era tamanha que, em 1958, marcou impressionantes seis gols na vitória de 9 a 1 sobre o rival Sinimbu.

Zezinho também teve passagens por clubes como Sinimbu, Avenida e, por três temporadas (1961-1963), pelo FC Santa Cruz. Um momento inesquecível foi em 1962, quando marcou os dois gols do empate (2×2) do Rio Pardinho contra os juniores do Grêmio na inauguração do estádio do clube.

Publicidade

Pioneiro e campeão

Além do futebol de campo, Zezinho foi um pioneiro no Futebol de Salão (Futsal) em Santa Cruz do Sul. Ele fez parte do primeiro time de Futsal do Corinthians em 1956 e foi um dos pilares da equipe que conquistou o 1º Campeonato Estadual de Futebol de Salão em 1958. Representando o Rio Grande do Sul, ele participou da 1ª Taça Brasil de Futsal no Rio de Janeiro, onde a equipe alcançou o 3º lugar.

Sua liderança se estendeu para a gestão esportiva. Ele foi presidente do FC Rio Pardinho por muitos anos, além de treinador e coordenador de escolinhas de futebol, e teve um papel ativo na organização do futebol regional, atuando como presidente da Liga de Sinimbu por três temporadas. Em 1978, como presidente da Liga, ele promoveu um grande desafio no Estádio dos Plátanos–jogo entre a seleção da Liga de Sinimbu x seleção do Cinturão Verde, que atraiu um público recorde. Também foi um dos fundadores e presidente da Liga Associação dos Clubes Independentes do Vale do Rio Pardo (Acivarp) e presidente do Conselho Intermunicipal das Ligas (CIL). Em 2001, foi um dos fundadores da Liga de Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc), onde atuou como coordenador geral em duas temporadas, além de, em sua homenagem, emprestar seu nome para a Taça Darcilo Gressler/Lifasc, em 2010.

Em reconhecimento à sua dedicação voluntária, Zezinho foi homenageado pelo FC Rio Pardinho, em 2007, recebendo o título de “Goleador do Século”, e sendo eternizado na camisa 11 do clube.

Publicidade

Hoje, Darcilo Gressler, casado com Ereci Odete Gressler, é pai de dois filhos: Marcos Fernando Gressler, funcionário do Banco do Brasil, e Márcia Helena Gressler, funcionária da Justiça do Trabalho. É avô de três netas: Marina, Cláudia e Nicole, e atualmente está desfrutando de sua aposentadoria. Tem como hobby as suas pescarias e o seu cultivo de amoras. Sua vida é um testemunho de compromisso com a família, a profissão e, inegavelmente, com o esporte que marcou a história de sua região, sempre de forma voluntária.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.