Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADIÇÃO

Devotos celebram Santo Amaro em General Câmara

Foto: Rodrigo Assmann

Fotos: Rodrigo Assmann

Fiéis caminharam pelas ruas do distrito histórico de Santo Amaro do Sul, em General Câmara, para demonstrar gratidão e fé durante a procissão que marca a tradicional festa em homenagem ao padroeiro local. A histórica festividade, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, chegou à sua 239ª edição.
A concentração ocorreu em frente à Igreja Matriz. Lá, os devotos fizeram seus agradecimentos ao santo. E assim que o sino tocou, deu-se início ao cortejo, que ocorreu no entorno da praça situada no coração da localidade.

Moradora de Passo das Pedras, Josiane Rodrigues Gularte, de 28 anos, vestiu os três filhos – Maria Júlia, Valentina e Ravi – de anjos. Foi uma maneira de cumprir uma promessa após receber a notícia de que Ravi, 11 meses, teria dificuldades de audição. Promessa cumprida, fez o agradecimento com as fantasias. “Hoje é dia de celebrar”, afirmou a mãe, que trabalha em uma fábrica de calçados.

Com o irmão Gilson, Josiane vestiu os filhos Maria Júlia, Valentina e Ravi como anjos

LEIA TAMBÉM: Santo Amaro do Sul celebra 239 anos de fé com nova edição da festa do padroeiro

Publicidade

Apesar da dificuldade para se locomover devido a um problema no joelho, a cozinheira Maria Eliane de Freitas, 53, completou a procissão acompanhada da neta Mikaela Lima Fernandes, 9. A participação se deve a uma promessa que fez ao padroeiro, depois que o filho passou por uma cirurgia na qual tudo ocorreu bem. “Eu faço questão de estar aqui”, afirmou a moradora de São Jerônimo.

Entre os fiéis, havia aqueles que caminharam do trevo de acesso a General Câmara, na ERS-244, até a localidade – um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros – para demonstrar devoção e gratidão a Santo Amaro. Foi o caso de Aline Campos Lima, 37. “Sempre tivemos muita fé em Santo Amaro. Esse lugar é abençoado por ele”, afirmou.

LEIA MAIS: Rota de sabores coloniais é lançada em Candelária

Publicidade

Durante o percurso, os devotos oravam, cantavam e faziam seus agradecimentos e promessas. Entoavam pelo trajeto “Viva Santo Amaro”, enaltecendo o padroeiro. A imagem do santo foi conduzida pela Irmandade de Santo Amaro.

No fim do cortejo, reuniram-se em frente à Igreja Matriz, na qual o padre Fabiano Paule abençoou os devotos e houve a entrega das fitinhas e distribuição das flores, marcando o fim da programação da 239ª festa em honra a Santo Amaro. Além da procissão, as atividades dessa quinta-feira, 15, feriado no município, iniciaram-se no nascer do sol, às 6 horas, com a alvorada festiva. Também ocorreram a missa, o tradicional almoço e o leilão.

LEIA MAIS: Fenachim passa a integrar agenda do Ministério do Turismo

Publicidade

Provedor da Irmandade, José Luiz Thomé Borneo destacou que a festa histórica atrai pessoas de toda a região que são devotos de Santo Amaro. “As pessoas voltam porque obtêm graças. E assim nós conseguimos manter essa fé acesa e a esperança do povo”, afirmou.

Padroeiro

Conforme o padre Fabiano Paule, a devoção a Santo Amaro remonta ao ano 5 depois de Cristo. “Ele é o mais fiel aluno de São Bento”, explicou. Embora se saiba pouco da história do padroeiro do distrito, é de conhecimento o milagre de ter andado pelas águas. 

LEIA TAMBÉM: Representantes da 5ª Região na Fecars serão definidos neste fim de semana

Publicidade

A devoção ao santo veio com os portugueses e se espalhou pelo Brasil. Tradicionalmente, os devotos vestem as crianças de anjos e fazem promessas. Neste ano, seguindo a Arquidiocese de Porto Alegre, a mensagem teve como tema a sinodalidade. “Com Santo Amaro, caminhamos juntos”, afirmou.

Festejos também ajudam na atração de turistas

O taxista Gilberto Luiz Teixeira, de 63 anos, nasceu no distrito de General Câmara. Desde criança, participa da procissão para agradecer e pedir bênção ao padroeiro. “Sou movido pela fé”, explicou. Para além da devoção, Teixeira salientou o quanto as festividades atraem turistas, de modo que mais pessoas acabam conhecendo e visitando a localidade. “Vem muita gente de fora, temos só que agradecer.”

LEIA MAIS: Filme “O Agente Secreto” volta aos cinemas de Santa Cruz

Publicidade

A Vila de Santo Amaro do Sul foi fundada há mais de 270 anos, antes da capital. Além de servir de cenário de obras cinematográficas, incluindo Um Certo Capitão Rodrigo (1971), preserva 15 edificações (incluindo a Igreja Matriz) tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme José Luiz Thomé Borneo, a tradicional festa em honra ao padroeiro contribui para atrair turistas para conhecerem os pontos históricos e desfrutarem da prainha situada na localidade, que além de servir para tomar banho, é um ponto de referência para pescadores. Borneo afirmou que pretendem incrementar o turismo religioso, contribuindo para a preservação e valorização do distrito.

Prainha de Santo Amaro do Sul é um dos principais pontos turísticos do distrito

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.