A proximidade com o Dia dos Pais cria expectativa de crescimento no comércio regional. Até o segundo domingo de agosto, os lojistas estimam ampliar em até 10% as vendas referentes à data. O dado faz parte de pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) junto a associados da base operacional da entidade.
Entre os produtos com maior expectativa de venda, o levantamento confirma uma tendência local. Segundo o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, vestuário, calçados e acessórios têm um histórico na preferência do consumidor.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro tem programação voltada a conquistar novos leitores
Publicidade
“Observamos também que as linhas de perfumaria e autocuidado masculino surgem como opções interessantes, assim como produtos eletrônicos. Todos aparecem na lista de expectativa de vendas, o que torna a data plural e com oportunidades para todos os segmentos”, observa.
Segundo o levantamento, todos os empresários que participaram da consulta eletrônica confirmam o otimismo com a data e a expectativa de crescimento na casa dos 10%, comparado ao mesmo período no ano passado. Entre as estratégias para atingir esse percentual, a principal ação está ligada ao treinamento das equipes, para atendimento qualificado. A preparação da loja, com produção de vitrine, e investimento em propaganda seguem a estratégia de treinamento interno.
LEIA TAMBÉM: Revitalização de espaços é uma das prioridades da Secretaria de Turismo de Santa Cruz
Publicidade
Livreiros também se preparam
Além do comércio, os livreiros instalados na Praça Getúlio Vargas para a 35ª Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional estão com boas expectativas para o Dia dos Pais. Fábio Rocha, da Nômades Booksellers, de Porto Alegre, irá repor o acervo na banca com o intuito de que não faltem obras para presentear os pais. Entre os que mais saem estão os títulos motivacionais, incluindo O poder do subconsciente, Potencial oculto e Hábitos atômicos. “São obras em que os leitores aprendem a extrair o melhor de si”, comentou.
A Nômades participa há três anos da feira de Santa Cruz, além de marcar presença na de Porto Alegre. Para ele, trata-se de um evento importante, embora a chuva costume atrapalhar. “Mas quando o tempo está bom, a população comparece e compra muito. Sábado foi espetacular”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Escolha das soberanas da 40ª Oktoberfest será neste sábado
Publicidade
Lisiane Camargo, agente de Programas Sociais do Sesc, destacou que os livreiros trouxeram um acervo bem diversificado, para saciar o gosto de todos os pais. “Quem gosta de uma obra sobre futebol, café, vinho ou quadrinhos, vai encontrar o que deseja aqui. Tem todas as literaturas, para todos os gostos.”
E a depender da previsão do tempo, será uma oportunidade de aproveitar a data na Praça Getúlio Vargas, visitando os estandes e conferindo a programação cultural em família.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!