Com seu primeiro romance, Torto arado, lançado em 2019, o baiano Itamar Vieira Junior posicionou seu nome no centro das atenções na literatura brasileira contemporânea. De pronto, a obra venceu alguns dos mais importantes prêmios literários nacionais, entre eles o LeYa, e ainda projetou o autor fora do Brasil. A tradução desse livro para o inglês assegurou que ele chegasse a finalista do Man Booker Prize International, a mais importante distinção a uma obra específica no mundo.
É com essa credencial, portanto, que nessa semana chegou às livrarias um novo romance de Itamar. Coração sem medo foi lançado pela Todavia, em 332 páginas, a R$ 64,90. É a terceira narrativa de ficção longa do escritor, de 46 anos e natural de Salvador. A segunda foi Salvar o fogo, de 2023. Além disso, publicou contos, sendo que Doramar ou a odisseia, de 2021, é um bom panorama de sua produção na narrativa curta.
LEIA TAMBÉM: Dica do Romar: um olhar sobre a Coreia do Sul
Publicidade
Coração sem medo é ambientado justamente em Salvador, cidade natal de Itamar. Na história, Rita Preta, operadora de supermercado e mãe de três filhos, tem de lidar com a angústia e o desespero quando um deles some sem deixar qualquer rastro. A obra é anunciada como a terceira parte de uma série, nomeada de “Trilogia da terra”.
Mesmo em situação de fragilidade social, Rita Preta assume protagonismo junto a sua comunidade e se determina a ir em busca de justiça. Como tal, coloca em pauta alguns dos principais elementos ou valores em debate na sociedade (de qualquer época).
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!