Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Desdobramento

Documento comprova que escola selecionou o livro “O Avesso da Pele”

Foto: Arquivo Pessoal

Ata mostra a seleção do livro por parte dos professores de literatura da instituição

Os desdobramentos do caso envolvendo o livro “O Avesso da Pele” e a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves continuam. No final da tarde desta segunda-feira, 4, a diretora da instituição, Janaína Venzon, que gravou um vídeo na semana passada sobre o conteúdo presente no livro, encaminhou à Gazeta do Sul novo documento sobre o pedido.

Em ata, consta que, no dia 17 de novembro de 2022, professores de literatura da instituição reuniram-se para realizar a escolha das obras literárias a serem adotadas. Informa ainda que a análise já vinha acontecendo, de forma individual, mas que na data se reuniram e analisaram, de forma conjunta, os livros.

LEIA MAIS: Entenda a polêmica envolvendo o livro “O Avesso da Pele”

Publicidade

“A escola recebeu material das editoras para análise”, consta no documento, elaborado na própria instituição. É enfatizado que, para tornar o processo democrático, a opinião dos professores foi decisiva e que a coordenação e a direção da escola contribuíram, organizando espaço para que pudessem ser selecionadas as coleções das obras literárias mais adequadas à metodologia de ensino e aprendizagem.

E, entre os livros para o primeiro ano, está o romance “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório.
Horas antes, a reportagem esteve na escola para conversar com a diretora. Munida de documentos, assegurou que não sabia como o romance literário havia chegado à instituição. “A escola não fez o pedido deste livro”, garantiu, retratando-se horas depois, quando o documento foi encontrado com a equipe de linguagens, segundo ela.

LEIA MAIS: “O Avesso da Pele”: polêmica é repercutida na Câmara com manifestações pró e contra

Publicidade

Escola teria acesso ao livro na íntegra

Durante o fim de semana, diante da repercussão de sua fala, Janaína Venzon voltou a se pronunciar. No sábado, afirmou que não escolheu livros e que a situação seria averiguada. No dia, justificou que a coordenação pedagógica da Ernesto Alves de Oliveira escolhe o material didático e o coloca no sistema com seu CPF. Para selecioná-los, no entanto, os professores não conseguiriam ler os títulos e no site do MEC constam somente uma foto e um resumo.

A declaração, no entanto, é rebatida pelo próprio Guia PNLD 2021. Conforme o documento, as obras literárias que constam no programa são disponibilizadas “integralmente”. Elas podem ser acessadas mediante senha gerada pelo sistema ao gestor da escola, para visualização pelos professores durante o período de registro da escolha. Além da resenha citada pela diretora, Guia do PNLD disponibiliza um botão de “acesse a obra”, que direciona o usuário ao Portal do Livro Digital – que pode ser acessado por professores e alunos mediante login.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.