A música, as batidas da bola e a voz das crianças podiam ser ouvidas de longe por quem passasse na manhã deste sábado, 11, em frente ao ginásio do Colégio Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul. No 1º Dia do Vôlei da instituição, alunos e familiares puderam aproveitar uma manhã chuvosa para praticar o esporte.
Kaila Maria Tews, de 14 anos, estava entre as jovens animadas nas três quadras montadas dentro do ginásio. Estudante da Escola Municipal Normélio Boettcher, Kaila é uma das 78 crianças e adolescentes, entre 8 e 16 anos, que integram o projeto Toque Certo Vôlei Dom Alberto. A iniciativa gratuita, que teve início no ano passado, chamou a atenção da estudante do 8º ano logo de cara. “Eu gostei da ideia porque já fazia atletismo, na minha escola. No projeto, vi uma oportunidade de aprender ainda mais”, conta a jovem.
O interesse é orgulho para a mãe de Kaila, Claudia Conrad, que vê a filha se desenvolver cada dia mais. “Ela tem muito mais foco agora, leva as coisas de forma séria. Sabe que tem que ir bem na escola para continuar no projeto e é muito focada”, frisou. O maior ganho, para Claudia, é o aprendizado. “É ótimo ela aprender a trabalhar em grupo, sempre incentivei”, disse a mãe, que acompanhou a filha até o ginásio para participar das atividades nesta manhã.
Publicidade

Kaila não perde um treino de vôlei e levou a mãe, Claudia, em evento nesta manhã
Com a oportunidade que Kaila e outras crianças têm, o objetivo do projeto está sendo cumprido. “Já trabalhávamos o vôlei com os alunos da escola e pensamos: porque não abrir este espaço para jovens de toda a cidade? Sabemos da importância deste espaço, onde eles podem complementar o que aprendem na escola e adquirir novos conhecimentos”, conta uma das coordenadoras da iniciativa e professora do projeto, Viviane de Carvalho.
A ideia do Dia do Vôlei, inclusive, partiu do objetivo de integrar os alunos regulares da escola com os estudantes do projeto social. “É um dia dedicado ao vôlei, porque o Dom Alberto é uma referência neste assunto. O objetivo é a integração de todas as crianças e adolescentes com as famílias e o esporte”, ressaltou a coordenadora de esporte da instituição e professora, Aline Koehler.
Publicidade

Professoras Viviane (à esquerda) e Aline coordenam o projeto Toque Certo
No ritmo das batidas da bola, dos saques, manchetes e toques os alunos vão aprendendo que não existe diferença dentro de quadra. Oportunidade de aprender a ganhar, a perder, a cumprir regras, ter disciplina e, acima de tudo, se divertir com a prática esportiva. Afinal, o esporte pode proporcionar os melhores momentos, aprendizados e oportunidades desde a infância.
Veja fotos:
Publicidade





