Prestes a completar 32 anos de história, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) reuniu a comunidade nesse domingo, 1º, para celebrar o seu aniversário, que ocorrerá no fim deste mês. A programação no campus teve atividades durante a tarde, atraindo centenas de pessoas que aproveitaram o domingo de sol para passear com a família, tomar um chimarrão, ouvir e assistir às apresentações musicais e se deliciar com lanches e bebidas de food trucks.
As atividades ficaram concentradas em frente ao bloco 1 do campus e também na Biblioteca Central, onde a pinacoteca esteve aberta para visitação à exposição Tríade. Por meio de quadros, ela apresenta obras de três artistas de destaque no cenário artístico e cultural: Clarisse Blauth, Eliana Baumhardt e Márcia Marostega.
LEIA TAMBÉM: Construarte 2026 pode ser antecipada por causa do frio, mas segue marcada para maio
Publicidade

Durante a tarde, o público conferiu os shows da dupla nativista Cássio e Fernando e das bandas Kayana e Vera Loca, além de uma apresentação de cães adestrados do Grupo Guerreiros de São Francisco. As crianças se divertiram com brinquedos infláveis, tatuagens artísticas e escultura de balões; escolinha de trânsito; passeio de dindinho pelo campus da universidade e presença de personagens infantis.
Quem aproveitou a tarde para prestigiar a programação foi o casal Douglas e Beatriz Sehnem. Eles levaram o pequeno Francisco, de 1 ano, para conferir as atrações.
“É um dia bonito e vimos que tem atividades legais, inclusive brinquedos para ele [Francisco] aproveitar também. Então, é uma programação completa para a família e uma ótima oportunidade proporcionada pela universidade à comunidade. Poderia ter mais edições”, destacou Douglas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Classificatórias na fase regional do Enart ocorreram em Candelária
Aniversário

A vice-reitora da Unisc, Andréia de Moura Valim, salientou o objetivo de realizar o evento. “Para nós é uma honra comemorar tantos anos junto com a comunidade, pois a Unisc é uma universidade comunitária. Na medida em que a instituição abre suas portas com o Domingo no Campus, reforça o nosso laço e a nossa intenção de ter a comunidade muito próxima.”
Andréia destacou a necessidade dessa sintonia, porque os projetos e a formação na graduação e pós-graduação estão sempre conectados com aquilo que é necessário para melhorar e qualificar a vida das pessoas.
Publicidade
Ela reforçou que a programação foi pensada e planejada para a família, da criança ao idoso. “Foi montada com shows, na questão cultural; com chimarrão, comida, bebida… Estamos com todo mundo envolvido para mostrar que a Unisc permanece sempre de portas abertas para a comunidade.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade