Na última quinta-feira, 29, foi realizada uma reunião no Gabinete do Prefeito Nestor Rubem Ellwanger (Rim), com a participação de moradores da localidade de Vila Passa Sete e de integrantes da equipe diretiva da E.E.E.F. Professor Dinarte. O encontro foi intermediado pela Vereadora e Presidente do Poder Legislativo de Candelária, Cristina Rohde.
Durante a reunião, os moradores apresentaram diversas demandas, com destaque para os problemas enfrentados ao longo da principal via de acesso. Conforme relataram, os bueiros existentes no acostamento da estrada não possuem vazão suficiente para o escoamento das águas, especialmente em períodos de chuvas intensas, o que provoca o acúmulo excessivo de água.
LEIA TAMBÉM: Candelária inicia construção de duas obras sociais
Publicidade
Na última chuva forte, vários pátios foram invadidos, impedindo que muitos moradores conseguissem sair de suas propriedades. Em situações mais críticas, algumas residências ficaram muito próximas de serem alagadas. Um dos moradores relatou que reside há pouco tempo na localidade, após ter sido realocado em razão de ter perdido tudo na enchente de 2024, e afirmou ter se sentido profundamente apreensivo ao quase vivenciar novamente a invasão da água em sua casa, em um local que considerava seguro. Além dos problemas relacionados ao escoamento da água, também foi apontado o abandono da estrada, que se encontra em condições precárias e se torna intransitável mesmo em períodos de estiagem.
LEIA TAMBÉM: Reconstrução e duplicação avançam na RSC-287; veja os locais que estão em obras
O secretário de Obras, Jairo Rathke, acompanhou a reunião e apresentou considerações sobre os possíveis trabalhos a serem realizados. Na ocasião, o prefeito Rim comprometeu-se a visitar a localidade para acompanhar o andamento das ações, assim como a vereadora Cristina Rohde afirmou que irá acompanhar de perto os trâmites das obras.
Publicidade
A previsão é de que os trabalhos tenham início em breve, tendo em vista que parte do maquinário já se encontra nas proximidades da região. Entre as soluções apontadas está, também, a substituição da tubulação existente por peças de maior diâmetro, com o objetivo de melhorar o escoamento da água.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade