O Wisconsin conseguiu abrir uma diferença de nove pontos, mas Duke conseguiu reagir, virou o placar e venceu por 68 a 63 a decisão da Liga Universitária americana na noite de segunda-feira, 6, em Indianapolis. Essa foi a quinta vez que a escola de Carolina do Norte venceu a competição – as outras conquistas foram nos anos de 1991, 1992, 2001 e 2010. Por outro lado, Wisconsin, que vinha sendo considerada a sensação do torneio após eliminar Kentucky, a favorita ao título, só conquistou uma vez o título, em 1941.
Todos os títulos, inclusive o desta noite, foram conquistados com Mike Krzyzewski, o “Coach K”, como treinador. Desde 1980 como coordenador do programa de basquete da universidade, ele também é desde 2006 o técnico da seleção norte-americana – e, com ela, conquistou os Mundiais de 2010 e 2014 e os jogos Olímpicos de 2008 e 2012. O treinador agora perde apenas pelo lendário John Wooden, que venceu a competição em 10 oportunidades com a Universidade da Califórnia (UCLA).
O jogo foi equilibrado do início ao fim. O principal destaque da partida foi o armador Tyrus Jones, cestinha do jogo com 26 pontos, maior pontuação de um atleta de Duke em finais da liga universitária.
Publicidade
A Universidade de Duke formou vários jogadores que posteriormente se destacaram na NBA, entre eles Grant Hill, Elton Brand, Carlos Boozer e, mais recentemente, Kyrie Irving.