Um dia após a filiação da presidente da Câmara, Nicole Weber Covatti, no Partido Progressistas (PP), os representantes da família Hermany confirmaram a saída da legenda. Pela manhã, a ex-prefeita Helena encaminhou mensagem à executiva estadual do partido solicitando a confirmação do ingresso da vereadora. O retorno foi positivo, ressaltando que Nicole e outras lideranças foram anunciadas e que a documentação seria encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a oficialização.
Depois disso, o presidente da legenda em Santa Cruz, Henrique Hermany, publicou nota no grupo de WhatsApp do Progressistas, em que comunicava sua desfiliação.
LEIA MAIS: Henrique Hermany anuncia saída do Partido Progressistas
Publicidade
“Com profunda tristeza e o coração ferido, mas considerando este fato e o que já foi deliberado em ata da Executiva Municipal (que posteriormente será publicizado), mais o que todos acompanharam nos últimos tempos na política local, informo que a partir deste momento estou me DESFILIANDO do Progressistas, buscando outro caminho na política, onde prevaleça a coerência, a fidelidade aos princípios partidários e a dignidade, acima de tudo”, confirmou.
Helena já havia recebido convite do chefe da Casa Civil do Estado, Arthur Lemos, a pedido do governador Eduardo Leite, para ingressar no PSD. Ela afirmou que esse será o destino da família, com o compromisso de atuação e desenvolvimento do partido.
“Fico orgulhosa com o convite, o que seria natural, porque tenho muitos amigos, lá, como a Ana Amélia [Lemos], a secretária Arita [Bergmann] e o governador, para quem fiz campanha em 2022”, enfatizou a ex-prefeita. A intenção da legenda é que ela seja candidata, mas esse ainda é um projeto que está em análise.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Vou concorrer a deputada estadual pelo PP”, afirma vereadora Nicole Weber Covatti
Líderes estaduais do PP teriam ligado para Helena e familiares dizendo entender o posicionamento anunciado diante do ingresso de Nicole. O rito normal, segundo a ex-prefeita, seria a vereadora ter conversado com o presidente da legenda no município ou integrantes da executiva para encaminhar a filiação. A própria executiva, ressalta, estaria se dissolvendo com o grupo de partidários que se desfiliariam. “Permanecem os vereadores, porque os detentores de cargo não têm como fazer isso”, ressaltou a ex-prefeita.
“Não é mais o meu partido”, disse Helena em conversa com a Gazeta do Sul. Ela se referiu ao vínculo que a família criou com a legenda. “A coisa foi vindo, pensamos que não era possível. Desde o tempo do Arno Frantz, estávamos sempre do mesmo lado. É bastante doído, mas às vezes fica insustentável”, afirmou. Adiantou, porém, boa expectativa de ingresso no PSD. “Vou me sentir bem no PSD. São pessoas que sei do caráter”, explicou.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade