Dando sequência à série de entrevistas com secretários municipais de Santa Cruz do Sul, o programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta FM 107,9, recebeu o secretário de Serviços Públicos, Edson Kern, na manhã desta quinta-feira, 11. Um dos assuntos abordados durante a conversa foi o recolhimento de lixo, situação que se agravou em razão das enchentes que atingiram o município.
Segundo Kern, diversas regiões de Santa Cruz receberam mutirões para retirada de lixo, como os bairros Progresso, Bonfim, São João, Várzea e Santa Vitória. Em 2026, a pasta deve criar um ecoponto para a destinação de itens como móveis velhos, considerada uma necessidade do município. “Uma das metas é implantar esse ponto definitivo. É um dos pilares que precisamos trabalhar na cidade”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Zeno Assmann propõe consórcio para uso do abatedouro de peixes em Linha Santa Cruz
Publicidade
Kern revelou, ainda, que estão sendo feitas tratativas para a aquisição de um telefone para a secretaria, a fim de que as pessoas possam entrar em contato e informar onde há entulhos que precisam ser descartados. O secretário relatou que, mesmo com a realização de limpezas recorrentes, o lixo volta a aparecer nos arroios, fazendo com que as equipes retornem aos locais periodicamente. “É um trabalho silencioso que não vinhamos divulgando. Mas temos feito com excelência para amenizar e vamos continuar trabalhando muito forte nisso”, acrescentou.
O líder da pasta de Serviços Públicos também falou sobre a iluminação do município. De acordo com Kern, há 25 mil pontos de luz, e restam menos de 100 lâmpadas a serem trocadas por modelos de LED. “Santa Cruz é uma das poucas cidades que está com quase toda a iluminação em LED”, destacou. Edson também explicou que as equipes estão trabalhando para iluminar pontos específicos da cidade, como o serviço realizado em frente ao Cemitério Municipal e próximo a Escola Municipal Duque de Caxias.
LEIA MAIS: “Vai ser uma virada de chave na educação”, afirma secretária sobre política de alfabetização
Publicidade
Perguntado por um ouvinte sobre as sinaleiras do Centro, o secretário disse que muitos aparelhos são antigos e devem ser substituídos por sinaleiras novas que já foram adquiridas pela secretaria e devem chegar até o fim deste ano. Kern também destacou a esquina das ruas Fernando Tatsch e Ernesto Alves, que registrou acidentes após as alterações recentes na sinalização. Para reduzir riscos, está sendo instalado um novo grupo semafórico em ambos os lados da via. O poste já está no local e, conforme o parlamentar, a conclusão da instalação deve ocorrer nos próximos dias.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade