Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALFABETIZAÇÃO

Educação: rede municipal de Sinimbu recebe kits de livros

ALFABETIZAÇÃo Rede municipal de ensino de Sinimbu recebe kits de livros

Entrega do material ocorreu com o acompanhamento de articuladoras

A Secretaria de Educação de Sinimbu recebeu na última quinta-feira, 22, kits de livros do Programa Alfabetiza Tchê. A entrega do material aconteceu no pavilhão central do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e foi acompanhada pelas articuladoras regionais estaduais, Elisabete Maria Mallmann e Daiani Rech; articuladora regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sheila Regina Gass Schürer; e articuladora municipal, Daiane Inês Rech.

Os livros são destinados a estudantes de 1º e 2º anos. O kit é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e das características regionais do território do Rio Grande do Sul. Por isso, além de contemplar o contexto cultural do Estado, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização.

LEIA TAMBÉM: 200 anos da imigração alemã: o legado luterano que marcou a educação

Publicidade

Professores especialistas em alfabetização da rede pública do Rio Grande do Sul realizaram a adaptação do Material Didático Complementar, organizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), apoiadora do programa. Também organizaram o projeto gráfico do material, a fim de possibilitar a interação criativa do estudante com as narrativas presentes no Caderno Literário.

A Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação ressalta que os docentes atuantes em turmas de alfabetização em 2023 passaram por capacitações sobre a temática. Atualmente, demais professores de 1º e 2º anos estão buscando este aperfeiçoamento na modalidade online, por meio do Portal Educação RS. Desse modo, estarão preparados para fazer uso do material em sala de aula a partir de março.

LEIA TAMBÉM: Emef Menino Deus é a primeira escola de Santa Cruz com tempo integral

Publicidade

Daiane Rech, também coordenadora pedagógica na rede municipal, destaca a importância do material, uma vez que é mais um apoio pedagógico ao professor para fortalecer o interesse do estudante pela leitura e escrita. “Todo o material é colorido, o que atrai a atenção da criança. É consumível, pois as atividades são realizadas no próprio livro, e ainda há material anexo ao kit, em que a criança poderá usar para jogar com os colegas e com a família, dinamizando a alfabetização”, explica.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.