A Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) formou nesse sábado, 13, a sua 10ª turma de técnicos agrícolas, composta por 27 alunos de dez municípios da região. Com isso, alcançou a marca de 217 egressos, todos filhos de agricultores que escolheram finalizar esta etapa da escolaridade na instituição rural sediada em Vale do Sol.
Os formandos nasceram em Cerro Branco, Gramado Xavier, Ibarama, Paraíso do Sul, Passa Sete, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol e Vera Cruz. O pavilhão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Centro de Vale do Sol ficou lotado para a solenidade. Os alunos foram recebidos por familiares, que estiveram junto no processo de aprendizagem. Ao lado deles, receberam os certificados de conclusão do curso.
LEIA MAIS: Colégio Dom Alberto marca transição da Educação Infantil com passeio ciclístico
Publicidade
A Efasol também homenageou todos os seus parceiros. A Gazeta Grupo de Comunicações foi uma das agraciadas com troféu. O evento foi encerrado com um jantar de confraternização. O formando Dailor Golke destacou sua alegria com a conquista. “Futuramente, será muito bom para a minha vida e para todos os meus colegas”, salientou.

Sofia Gaspary destacou se tratar de um reconhecimento aos jovens que desejam seguir no meio rural. “Para nós é um momento de pertencimento, por uma agricultura que merece ser reconhecida. Essa conquista se dá junto com nossas famílias, que batalham para nos proporcionar sempre o melhor.”
LEIA MAIS: Artesanato vira jogo para inclusão em escolas de Santa Cruz
Publicidade
O professor e coordenador pedagógico da Efasol, Angelo Quoos, considerou a formatura da 10ª turma como um momento de satisfação para a escola. “Essa turma esteve conosco por três anos. Também certificamos as famílias, que foram coformadoras, pelas semanas em que os estudantes passaram em casa, alternando o espaço de aprendizagem”, afirmou.
Durante o curso, eles aplicavam nas propriedades os métodos que aprendiam na escola. Quoos frisou que a Efasol busca oportunizar ao jovem a sua continuidade no meio rural. “Temos vários alunos que farão a sucessão aplicando os projetos que aprenderam na escola.”
LEIA MAIS: Alunos de escola municipal criam cooperativa em Santa Cruz
Publicidade
Para 2026, o coordenador confirmou que a instituição já está com os alunos selecionados para formação da nova turma. “Os alunos passaram pelo processo de seleção. Vão ingressar 34 jovens, que darão seguimento nos estudos e realizarão o Ensino Médio conosco.”
O coordenador institucional da Efasol, Régis Solano, frisou que a formatura da 10ª turma foi simbólica para a escola. “Atingimos 217 egressos, dos quais 90% permanecem vinculados à agricultura em seus municípios. Esse número expressivo nos alegra e reforça que a sucessão está ocorrendo nas famílias rurais.”


LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!