Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

neste fíndi

Ein Volksfest in Agudo celebra a cultura de raízes germânicas

Tradicional desfile temático neste sábado é um dos destaques da programação festiva

A cidade de Agudo vive desde quinta-feira, 24, mais uma edição histórica da Ein Volksfest in Agudo, com programação até domingo, 27. Além de uma celebração cultural de raízes germânicas, neste ano a festa se consolida como símbolo da retomada econômica e da força do povo agudense após anos desafiadores marcados por estiagens e enchentes. Reconhecida entre os maiores eventos populares da região central do Estado, a Volksfest une tradição, trabalho e alegria em uma programação que celebra a identidade de um povo e projeta Agudo como referência em cultura e desenvolvimento regional.

Com programação que celebra a tradição e impulsiona o desenvolvimento, a 34ª Ein Volksfest in Agudo (“Festa do Povo em Agudo”, em alemão) se consolida como uma vitrine da produção local e regional. São mais de 250 expositores, com destaque para cerca de 70 estandes dedicados às agroindústrias, artesanato e agricultura familiar, evidenciando o compromisso da festa com quem constrói a base da economia com trabalho, criatividade e dedicação. A expectativa é gerar emprego e renda, movimentar o comércio, fortalecer o turismo e, acima de tudo, nutrir o orgulho e o sentimento de pertencimento da comunidade agudense.

LEIA TAMBÉM: Veja como foram as comemorações do Dia do Colono e Motorista nos municípios da região

Publicidade

Um dos destaques da programação é o desfile temático neste sábado, 26, às 15 horas, em homenagem ao Dia do Colono e Motorista. Com o tema “Celebrando Nossas Raízes”, o evento promete ser um espetáculo de cultura, história e emoção pela Avenida Concórdia, em frente à Praça da Emancipação.

A apresentação destacará a força da agricultura, a contribuição dos imigrantes e o papel do transporte na construção da identidade agudense. O tema dialoga com datas históricas marcantes: os 200 anos da imigração alemã (comemorados em 2024), os 150 anos da chegada dos italianos ao Brasil (em 2025) e os 400 anos da presença jesuítica no sul do país (em 2026).

A programação cultural deve encantar públicos de todas as idades, com mais de 50 atrações, incluindo danças típicas, música ao vivo, teatro, desfile temático e atividades para toda a família. A estrutura da festa conta com parque de diversões, ampla praça de alimentação, almoços típicos e um tradicional café colonial, resgatando os sabores e memórias que conectam gerações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Festa Municipal do Colono tem 46ª edição em Venâncio Aires

Outro destaque será a homenagem especial ao Dia do Colono e Motorista, celebrado em 25 de julho. Durante o evento, estão previstas ações que reconhecem a importância desses profissionais que sustentam o campo e garantem o abastecimento e o progresso das cidades. Agudo, que tem no setor primário uma de suas principais vocações econômicas, fará da Volksfest um tributo à dedicação, à coragem e à resiliência de quem trabalha na terra e nas estradas.

Entrada gratuita

A Volksfest é promovida pela Prefeitura de Agudo, com apoio de entidades culturais, empresas parceiras e comunidade local. “Mais do que uma festa, a Volksfest 2025 representa a superação de um povo que enfrentou a adversidade e está pronto para celebrar a vida, o trabalho e a esperança no futuro”, diz o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel. A programação completa está disponível nas redes sociais da @volksinagudo. A entrada é gratuita.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.