Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Eleição da OAB terá chapa única em Santa Cruz

Em um sinal de alinhamento na comunidade advocatícia local, a eleição para o comando da subseção de Santa Cruz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que será realizada em 22 de novembro, terá candidatura única. Após uma disputa acirrada em 2018, uma chapa de consenso encabeçada por Manuela Braga estará na corrida pela posição em uma das entidades mais representativas do município.

A frente conta com integrantes dos dois grupos que concorreram em pleitos anteriores. O acordo foi buscado para evitar divisões em meio a dificuldades enfrentadas pelos advogados. “É um fato histórico. Houve o entendimento de que nesse momento a advocacia precisa de união”, observa Manuela. Na mesma linha, o advogado Tibicuera Almeida, que integrava o grupo de oposição e foi um dos articuladores do acordo, disse que a composição fortalece a categoria. “Temos diferenças, mas os caminhos da Ordem ficam mais fáceis se aliados em objetivos comuns”, alegou.

LEIA MAIS: OAB discute ingresso de advogados no IPE Saúde

Publicidade

As dificuldades iniciaram ainda em 2019, com uma greve de servidores do Judiciário que durou mais de 50 dias, e se agravaram com a pandemia, quando os fóruns ficaram fechados por cerca de três meses no ano passado e agora funcionam com uma série de restrições. “Até hoje, os estagiários não podem entrar nos fóruns e muitos advogados não conseguem contato com assessores e juízes. Ainda estamos lutando contra tudo isso”, exemplifica Manuela. Outra situação envolve a realização de audiências virtuais: muitos profissionais encontram problemas de conexão e dificuldade no manuseio de plataformas.

Além da morosidade na tramitação de processos, sobretudo os físicos, o quadro, conforme Manuela, afeta a relação dos advogados com os clientes. Há casos, inclusive, de profissionais que encerraram escritórios e lançaram-se em outras atividades. Por conta disso, o foco da campanha será a defesa da valorização da categoria. “Vamos buscar com que sejam garantidas as nossas prerrogativas”, disse.

LEIA MAIS: OAB gaúcha realizará eleições em formato eletrônico

Publicidade

Esta será a primeira eleição on-line da história da OAB, mas também serão disponibilizadas seções eleitorais físicas. Em Santa Cruz, são cerca de 1,4 mil advogados inscritos, mas a relação do número de aptos a votar ainda não está fechada – depende, por exemplo, de quem regularizou pendências financeiras até o dia 22 de outubro. Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro e permanecerão até 2024.

Quem é

Natural de Sobradinho, Manuela Braga mora em Santa Cruz desde 1993. Formada em Direito pela Unisc, é advogada desde 2005. Atualmente, integra a equipe do escritório BVK Advogados nas áreas civil e empresarial. A atuação na OAB começou em 2013, primeiro como conselheira e depois como integrante da diretoria – foi secretária adjunta e hoje é secretária-geral. Também preside, desde 2013 , a Comissão da Mulher Advogada. E está à frente, para todo o Sul do País, do Movimento Vai ter Mulher Sim, que defende a inserção e representatividade do público feminino na política.

Paridade de gênero e cotas raciais

Se eleita, Manuela Braga irá suceder a Rosemari Hofmeister, que foi a primeira mulher a presidir a subseção de Santa Cruz e não vai buscar a reeleição porque concorrerá a uma vaga na Seccional da OAB-RS. Com forte atuação em defesa do público feminino – é presidente da Comissão da Mulher Advogada e ligada ao movimento Vai ter Mulher Sim –, Manuela alega que a presença de mulheres é necessária em cargos de poder. “A OAB sempre foi um ambiente mais masculino. Nas 106 subseções, a maioria dos presidentes são homens. Mas hoje somos maioria nas universidades e quase somos maioria entre os advogados”, analisou. Essa também será a primeira eleição com obrigatoriedade de 50% para cada gênero na composição das chapas, além de cota de 30% para pessoas negras.

Publicidade

A CHAPA

  • Manuela Braga – Presidente
  • Cássio Alberto Arend – Vice-presidente
  • André Emílio Pereira Linck – Secretário-geral
  • Tatiana dos Santos Schuster – Secretária-geral adjunta
  • Elemar Ramos Júnior – Tesoureiro

LEIA MAIS: TJ confirma instalação de vara especializada em violência doméstica contra a mulher

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.