Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

Eleição suplementar em Salto do Jacuí é confirmada para o dia 12 de março

Eleitores de Salto do Jacuí e de outros cinco municípios irão voltar às urnas no dia 12 de março para definir quem os novos prefeitos. As eleições suplementares tiveram o calendário definido nesta semana, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), através de resolução publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.

O documento traz toda a regulamentação para a realização das eleições. O dia 1º de fevereiro, por exemplo, será o prazo final para os eleitores destes municípios requererem sua inscrição ou transferência de domicílio, bem como para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem transferência para seção eleitoral especial.

As convenções partidárias para definição dos candidatos poderão ser feitas de 30 de janeiro a 5 de fevereiro. O dia 6 será a data limite para partidos e coligações protocolarem pedidos de registros de candidaturas na Justiça Eleitoral. No dia seguinte, estará permitida a propaganda eleitoral. Além de Salto do Jacuí, terão novas eleições os municípios de Arvorezinha, Butiá, Gravataí, São Vedelino e São Vicente do Sul.

Publicidade

Relembre

No dia 2 de outubro, Lindomar Elias (PDT) foi o mais votado no pleito do município (2.820 votos). Contudo, como ele estava com a candidatura indeferida, sua votação apareceu como zerada na apuração. O recurso que pedia o deferimento do registro foi negado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 27 de outubro. Pesaram contra Lindomar três condenações que o tornaram inelegível: uma criminal contra a fé-pública por órgão colegiado da Justiça, outra por rejeição de contas de 2007 pela Câmara de Vereadores e a terceira por ação civil pública por improbidade administrativa.

Também disputaram o pleito de 2 de outubro o ex-prefeito Nico Rodrigues (PP) e a ex-vice-prefeita Joice Zimmer (PMDB), que fizeram 2.631 e 2.203 votos, respectivamente. No dia 1º de janeiro, apenas os vereadores foram empossados no município. O parlamentar Sandro Drum (PMDB), que foi eleito presidente do Legislativo em 2017, assumiu a prefeitura interinamente.

Publicidade

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.