Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RSC-287

Em caso de não cumprimento de metas, Rota de Santa Maria pode perder 10% do reajuste da tarifa

Foto: Rafaelly Machado

Parte do novo Programa de Concessões do Rio Grande do Sul, a Rota de Santa Maria possui um cronograma definido em contrato, dividido em várias fases: Obrigações de Recuperação, Manutenção e de Ampliação de Capacidade (Duplicação da Rodovia), Obrigações de Conservação e Serviços de Atendimento ao Usuário.

Nos primeiros 12 meses, ocorrem os trabalhos iniciais, que envolvem obras e serviços de recuperação do trecho concedido, imprescindíveis à operação da rodovia e aquelas de cunho estrutural nos pavimentos e melhorias funcionais e operacionais nos demais elementos. Essas obras e serviços incluem melhorar a sinalização, evitar o surgimento de buracos, eliminar trilhas de roda (ondulações causadas pelo trânsito de veículos pesados), reduzir o degrau da pista do acostamento, dentre outras ações, consoante ao Projeto de Exploração da Rodovia (PER).

LEIA MAIS: RSC-287 passa a ter três novos pedágios no segundo semestre

Publicidade

Para possibilitar o acompanhamento dessa fase, a concessionária teve prazo de 90 dias para apresentar documentos. O mais importante deles se intitula Plano de Ação dos Trabalhos Iniciais. Esse plano deve assegurar que a concessionária atenderá a todos os parâmetros de desempenho definidos para os trabalhos iniciais. O cumprimento de metas é uma das principais novidades do novo Programa de Concessões do Estado. Em caso de falha no atingimento das metas, a concessionária pode perder até 10% do reajuste da tarifa no aniversário do contrato.

A avaliação dos parâmetros de desempenho ocorre anualmente e a aferição está a cargo da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Decorridos quase seis meses do início da concessão, a concessionária já deveria estar organizada para as intervenções necessárias para atingir as metas dos parâmetros de desempenho. Destaca-se que qualquer atraso no cronograma de execução das obras poderá comprometer o cumprimento das metas contratuais pela concessionária, bem como ensejar redução no índice de atualização da tarifa e aplicação de penalidades pecuniárias.

Reclamações podem ser feitas pelo aplicativo do Sistema de Informação Agergs Móvel (SIAm) ou por meio da Ouvidoria, pelo 0800 979 0066.

Publicidade

LEIA MAIS: Rota de Santa Maria começa ampliação dos pedágios em Venâncio e Candelária

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.