Atentos à demanda da comunidade, Fernando Schwanke (PMDB), Rafael Reis Barros (PTB) e Luiz Ronaldo Correa Moraes (PT) apostam em projetos de geração de vagas para conquistar o cargo de chefe do Executivo.
Cinco pessoas participaram de uma enquete realizada pela Gazeta do Sul na semana passada para saber o que a população rio-pardense espera do próximo prefeito. Três delas apontaram a criação de emprego como um desafio e uma demanda antiga do município, enquanto outras duas destacaram como obra fundamental a melhoria de estradas e calçamentos.
Duas jovens, de 19 e 20 anos, contaram que há pelo menos dois anos só conseguem trabalhos esporádicos, sem carteira assinada, para cuidar de crianças ou fazer faxinas. Uma delas ainda disse que a única oportunidade de emprego formal que teve foi em uma fumageira de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
O que dizem os candidatos
Fernando Schwanke (PMDB)
Aos 49 anos, Fernando Schwanke (PMDB) tenta a reeleição ao lado de Jorge Panta Habekost (PDT). Segundo ele, além da divulgação em rádio, tem realizado reuniões em comunidades e visitas domiciliares para apresentar as propostas de governo. Nos últimos dias, também tem se reunido com todos os segmentos da sociedade, incluindo representantes empresariais.
Publicidade
De acordo com o atual prefeito, os três principais projetos da próxima gestão visam à geração de empregos: a criação de um novo distrito industrial, a continuidade das obras do centro tecnológico e a implantação de um porto hidroviário.
“As nossas principais propostas terão como consequência o desenvolvimento do município e a criação de vagas de trabalho”, observa. Formado em engenheria florestal, o político já foi vereador no município e agora divide suas funções na Prefeitura com a atividade de produtor rural. Também é dono de uma empresa de consultoria.
Luiz R. Correa Moraes (PT)
Publicidade
Há cerca de 16 anos, o poder em Rio Pardo é revezado entre o PMDB e o PTB. O objetivo de Luiz Ronaldo (PT) é mudar esse cenário. Com 55 anos, ele busca a vaga de prefeito e tem Mirian Siqueira (PT) como candidata a vice.
Para combater o desemprego, planeja gerar 1 mil novas vagas por meio da atração de novas empresas e do incentivo à ocupação de prédios por parte delas. Outra proposta é a implantação do orçamento participativo, visando à transparência dos serviços e das contas públicas. “Alguns prédios estão quase prontos para receber empresas. Isso evitaria um investimento muito alto em construções”, destacou.
O principal método da campanha, de acordo com ele, é “bater de porta em porta”. O candidato é formado em gestão pública e foi vereador, secretário municipal de Agricultura e de Interior e Transportes e coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura. Antes de iniciar a carreira política, foi comerciante por 17 anos em Rio Pardo.
Publicidade
Rafael Reis Barros (PTB)
Candidato mais jovem desse pleito, ele tentará outra vez conquistar o cargo de prefeito de Rio Pardo – já concorreu ao Executivo em 2012, quando perdeu a disputa para Schwanke. Agora, Barros e a ex-primeira-dama Rosane Rocha (PTB) buscam o retorno do partido ao comando da Prefeitura.
Formado em Direito, o candidato tem 33 anos e já foi vereador e assessor parlamentar do deputado estadual Marcelo Moraes (PTB). Segundo ele, a coligação Avança Rio Pardo investe nas visitas domiciliares para conhecer as necessidades da população e, assim, poder solucionar os problemas.
Publicidade
Dentre as prioridades do seu governo, garante, estará a geração de empregos por meio de parcerias com estabelecimentos já instalados, atração de novos investidores e apoio para manutenção no município.
Além disso, promete melhorias na área da Saúde, como instalação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e ampliação de serviços em postos de saúde do interior do município.
Patrocínio:
