Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Concurso

Empate dá o título de vencedor a dois pratos típicos da Oktober; veja as receitas

Santa Cruz do Sul já tem o tempero da 34ª Oktoberfest. Na noite desta quinta-feira, 13, seis cozinheiros profissionais e amadores se enfrentaram na segunda disputa pelo prato típico, que representa a gastronomia na festa. A cozinha-laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) recebeu as seis receitas concorrentes, em uma competição a tão acirrada que acabou empatada. Os competidores que levaram o título foram Fabiane Mendes Grudzinsk, com o prato Muskelmagen, feito com moela de frango, e Guilherme de Cruzeiro Iser, com o prato Quermesse. 

LEIA MAIS: Concurso Vitrine Premiada será lançado nesta sexta-feira

“Não existe comida ruim, existe comida mal preparada. Tudo pode ficar muito bom, depende do modo como é feito”, ensina Iser, estreante na competição. Ele conta que misturou os sabores da cuca com linguiça em um prato que homenageia a esposa Suzana. “Eu conheci ela em uma Oktoberfest, há seis anos, e ela que me incentivou em ir para a gastronomia.”

Publicidade

Já Fabiane é veterana. No ano passado já tinha levado o título, e, neste, ela ousou e usou a moela de frango, lembrança da avó. “Eu quis utilizar um ingrediente polêmico, que não é fácil de ser trabalhado”, revela. Em seu restaurante, o Hilda G., Fabiane irá oferecer o Muskelmagen no cardápio durante a Oktoberfest. “Iremos fazê-lo com um preço superacessível, para que todos possam provar um dos sabores vencedores do concurso”, convida. 

Participaram também da competição Felipe Hahn, Rafael Tombini Kerber, Ana Regina Rutsatz e Nara Schwaikart. Ao todo, foram seis finalistas do concurso que cozinharam suas receitas. A prova teve início às 16 horas e foi concluída por volta das 21 horas, depois da última degustação.

Foto: Rodrigo Assmann

 

Publicidade

Prêmio duplicado

Segundo a presidente da 34ª Oktoberfest, Andréia Mundstock, a situação de dois vencedores não estava prevista no regulamento do concurso. Por conta disso, os dois vencedores serão premiados da mesma forma. 

Guilherme e Fabiane receberão como prêmio uma oficina de até 15 horas no Senac, na área na gastronomia no ano de 2018, um ingresso permanente para a 34ª Oktoberfest, um vale-compras no valor de R$ 500,00 na Afubra, além de uma placa de Melhor Prato Típico.

O concurso é uma promoção da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), da Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest, do Senac Santa Cruz e do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas).

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Receita do prato Quermesse

Por Guilherme de Cruzeiro Iser

Foto: Rodrigo AssmannQuermesse

 

Publicidade

Ingredientes

  • Strudel de ragú suíno: 800 gramas de lombo/filé suíno, uma cebola, um tomate, um dente de alho, 200 ml de cerveja germânica, uma colher de extrato tomate, uma colher de farinha de trigo, sal e pimenta a gosto, manjericão e salsa picados a gosto, duas maçãs verdes, 230 gramas de açúcar, canela, 20 gramas de manteiga, 20 ml de conhaque, 20 ml de suco de limão e uma colher de mel.
  • Streusel (cuca com linguiça): 75 gramas de linguiça suína, 75 gramas de banha de porco, 125 gramas farinha de trigo, 25 gramas de açúcar, 2 gramas de sal, raspas de limão e canela. 
  • Batatas duchese: um quilo de batata inglesa, 50 gramas de manteiga, 4 gemas, sal e noz-moscada a gosto.
  • Mousse de chucrute: um repolho roxo, um litro de água, 50 gramas manteiga, 8 nozes, 40 gramas de farinha de trigo, dois anis estrelados, um dente de alho, 50 ml de vinagre balsâmico, 100 ml de creme de leite fresco, 40 gramas de claras, sal e pimenta a gosto.
  • Redução/glacê de cerveja: 300 ml de cerveja germânica, uma cebola, cravo, osso de porco, 40 gramas de açúcar mascavo, páprica defumada e sal a gosto.

 

Modo de preparo

  • Strudel de ragú suíno: corte o porco em cubos de um centímetro e refogue. Refogue a cebola e o tomate cortados em cubos com o alho. Adicione o extrato de tomate, a farinha de trigo e misture. Adicione a cerveja, tempere a gosto e deixe dar liga em fogo baixo. Adicione, por fim, o manjericão e a salsinha. Em outra frigideira, derreta a manteiga e “passe” a maçã cortada em cubos de um centímetro. Adicione açúcar, canela, passas, suco de limão e mel. No fim, adicione o conhaque e flambe. Monte em um aro intercalando três camadas de ragú com duas camadas de maçã.
  • Streusel (cuca com linguiça): refogue a linguiça sem a pele até ficar crocante. Junte ela com todos os ingredientes tornando uma farofa. Leve ao forno a 100 graus por cerca de 15 minutos.
  • Batatas duchese: cozinhe as batatas descascadas. Passe em um espremedor, incorpore a manteiga, sal e a noz-moscada, misture bem, misture as gemas. Coloque em saco de confeitara com bico pitanga, faça espirais e leve ao forno a 180 graus por dez minutos. 
  • Mousse de chucrute: ferva as folhas de repolho por dois minutos. Bata com a água da fervura no liquidificador e peneire. Em uma panela derreta a manteiga, adicione a farinha e o suco de repolho aos poucos. Coloque o sal, o anis e o alho, mexa até engrossar e reserve. Separadamente, bata o creme de leite fresco com vinagre balsâmico a 3/4. Incorpore no creme frio do repolho. Bata as claras em neve e incorpore com cuidado à mistura, junte as nozes. Deixe gelar por 30 minutos no freezer. Faça quenelles para servir.
  • Redução/glacê de cerveja: frite os ossos de porco, a cebola, adicione a cerveja, o açúcar mascavo, cravo, sal e páprica defumada. Reduza a 1/5. Faça gotas pelo prato ao servir. Decore o prato com ramos de orégano e pétalas de brinco de princesa.

 

Receita do prato Muskelmagem

Por Fabiane Mendes Grudzinsk

Publicidade

Foto: Rodrigo AssmannMuskelmagen

 

Ingredientes

500 gramas de moela, 300 gramas de costela defumada, uma cebola média, duas folhas de louro, quatro dentes de alho, 500 gramas de batata branca, um repolho roxo, 200 gramas de manteiga, duas colheres de sopa de geleia de groselha/amora, ½ xícara de farinha de trigo, sal, azeite de oliva, óleo de girassol, ervas (alecrim, salvia), flores para decorar (comestível), quatro cenouras, duas colheres de sopa de vinagre de maçã ou cana, duas colheres de erva doce.

Modo de preparo

  • Fritar as moelas e costela defumada, com as cenouras em rodelas, cebola em cubos, e folhas de louro. Coloque na pressão por 30 minutos. Fazer as correções de sal e temperos após cozidos. Coar e reservar o caldo.
  • Cortar ½ repolho em tirinhas finas, refogar e após acrescentar a geleia e vinagre de maçã ou cana. Reservar.
  • Repolho cozido: aquecer a água com duas colheres de sopa de erva doce semente. Após cozido ao dente, reservá-lo. antes de servir tostá-lo em frigideira.

 

Montagem

Usar aros e montar camadas de purê de batatas, depois de moelas e novamente o purê de batatas. Finalizar com o repolho refogado com geleia e a farofa crocante. Dispor o pedaço de repolho tostado ao prato com fio de óleo. Utilize flores e ervas para ornamentar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.