Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FEITO INÉDITO

Empresa conquista registro para proteína à base de inseto

Fotos: Divulgação

Mais uma empresa de Santa Cruz do Sul é destaque no cenário estadual. Após praticamente um ano desde o início das atividades, a Entomos, localizada junto ao Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia, no Distrito Industrial, recebeu a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, torna-se a primeira em solo gaúcho a contar com o registro para produzir proteína de inseto por meio da mosca-soldado-negra (BSF).

Três meses após entrar em funcionamento em Santa Cruz do Sul, em 2025, a Entomos deu início ao processo de registro. No total, foram oito meses até a obtenção, conta a sócia-proprietária Daniela da Costa e Silva. Durante o período foi necessário o envio de documentação e adaptação do pavilhão para os padrões determinados, seguido de fiscalização. “A proteína de inseto é relativamente nova no País. Então esse é um reconhecimento oficial que comprova que a gente atende a todas as exigências legais, sanitárias e técnicas.”

LEIA MAIS: FGC inicia pagamento de clientes do Banco Master com até R$ 250 mil

Publicidade

A partir dessa formalização a empresa estará apta a vender a proteína. “Nos próximos meses ela vai entrar oficialmente no mercado, primeiramente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas já temos outros contatos, com outros Estados. Acreditamos que nos próximos meses possamos chegar a outras regiões do Brasil”, afirma Daniela.

Daniela: no mercado em alguns meses

“Potencial de crescimento e inovação”

Além de destacar o feito, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi, lembrou que a Entomos teve sua solicitação aprovada pela comissão de incentivos para receber dois importantes fomentos do município. “Primeiramente ela foi aceita como residente do Hub de Inovação e Tecnologia Gauten. Além disso, foi aprovado o subsídio de auxílio de aluguel do pavilhão destinado à produção, visando reduzir custos operacionais e otimizar recursos para o avanço de suas atividades inovadoras.” Ainda de acordo com Garibaldi, “a Entomos é uma empresa com potencial de crescimento e inovação, que respeita a sustentabilidade, e a política de incentivos do Município certamente contribuirá para o seu sucesso”.

LEIA TAMBÉM: Adesão ao parcelamento do IPVA 2026 em até seis vezes sem juros vai até 30 de janeiro

Publicidade

Para o coordenador de Ecossistemas de Inovação do Gauten, Guilherme Della Giustina, a conquista é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem transformar a economia local. “É um orgulho ver uma empresa que integra nosso ecossistema se tornar a primeira do Rio Grande do Sul a alcançar esse reconhecimento oficial. Isso valida a importância de termos um espaço dedicado a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores e tecnológicos em Santa Cruz do Sul.” No local sediado, no Distrito Industrial, são oferecidas as estruturas e conexões necessárias para que negócios de impacto, como a Entomos, possam crescer com segurança e qualidade.

Saiba mais

A Entomos é uma empresa de biotecnologia. Ela trabalha com a mosca-soldado-negra (BSF), que não transmite doenças e não apresenta risco de proliferação, sendo pioneira na região. Suas larvas se alimentam de uma grande variedade de resíduos orgânicos provenientes, principalmente, de agroindústrias. Com isso é possível dar valor a um material que seria normalmente descartado.

LEIA MAIS: Geoparque Triássico vai unir ciência, preservação e desenvolvimento sustentável

Publicidade

No final do processo, obtém-se larvas com alto teor de proteína (chegando a 55%), natural, pura, sustentável e que apresenta benefícios para a alimentação de diferentes animais de produção, como galinhas, porcos e peixes, e, também, no mercado pet, tanto para exóticos quanto para os tradicionais. O ingrediente, por sua vez, é utilizado na produção de ração e petiscos.

Segundo a sócia-proprietária Daniela da Costa e Silva, ela é uma alternativa que substitui as convencionais, como a proteína de soja, carne e vísceras, entre outras. “Por ser um insumo para a nutrição animal, demanda registro junto ao Ministério da Agricultura”, explica.

LEIA MAIS: Moradoras de Santa Cruz entregam projeto de replantio de extremosas

Publicidade

No momento a Entomos tem capacidade de receber 35 toneladas de resíduo por mês, que se transformam em seis toneladas de proteína e oito toneladas de fertilizante orgânico. “Pode ser que até o final do ano a nossa capacidade seja maior, mas no momento a planta está projetada para isso.” A empresa iniciou suas atividades no município em fevereiro de 2025 e, em setembro do mesmo ano, passou a integrar o ecossistema de inovação e tecnologia do Gauten.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE GERAL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.