O maior condomínio fechado do Litoral Norte do Rio Grande do Sul passa a incorporar um conjunto de soluções voltadas à eficiência energética, sustentabilidade e segurança operacional. O Pulse Resort Experience, localizado na praia de Curumim, em Capão da Canoa, foi apresentado à imprensa na manhã dessa terça-feira, 10, por meio de uma parceria entre o Grupo Casa Nova e a Solled Energia, ambas de Santa Cruz do Sul, e a Aldebaran Urbanismo, de Maceió (AL).
Com 751 lotes, dos quais 602 já foram vendidos, entre áreas residenciais e comerciais, o empreendimento reúne infraestrutura de alto padrão. Além disso, dispõe de tecnologias pensadas para enfrentar desafios recorrentes da região, como instabilidades na rede elétrica e a pressão sobre recursos naturais durante os meses de maior ocupação no litoral.
LEIA TAMBÉM: Comércio é o segundo setor que mais reteve empregos em Santa Cruz em 2025
Publicidade
Para a diretora comercial do Grupo Casa Nova, Amanda Passos, investir em geração e armazenamento de energia é uma resposta direta aos desafios enfrentados pelo litoral. “Quem vive ou veraneia na região sabe que as oscilações no fornecimento de energia são recorrentes. Pensar em autonomia energética é pensar em qualidade de vida e continuidade dos serviços”, afirma.
Entre as inovações apresentadas está um sistema de geração de energia solar para atender as áreas comuns do empreendimento, com instalação de painéis fotovoltaicos sobre o prédio do setor de serviços. A iniciativa busca reduzir o consumo de energia elétrica convencional e, consequentemente, os custos condominiais. Além disso, os moradores terão condições facilitadas para investir em sistemas de energia solar em suas próprias residências, por meio da parceria com a Solled Energia.
Outro ponto central do projeto é a segurança energética. O condomínio contará com um sistema de baterias capaz de manter o funcionamento de áreas como a portaria, mesmo durante quedas prolongadas da rede elétrica. O sistema garante operação contínua de cancelas, portões, câmeras e controle de acesso, evitando falhas que comprometam a segurança de moradores e visitantes. Para o diretor comercial da Aldebaran Urbanismo, Hélio Vasconcelos, a iniciativa agrega valor ao empreendimento e traz economia aos condôminos. “É uma parceria focada em sustentabilidade e energia limpa, que se traduz em mais segurança e eficiência”, destacou.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mesmo com crescimento do tabaco, atividade industrial gaúcha teve queda em 2025
Mobilidade elétrica também integra o conceito do Pulse Resort Experience. De acordo com a CEO da Solled Energia, Mara Schwengber, já está em operação um eletroposto de autoatendimento no plantão de vendas. Na entrega do condomínio, um segundo eletroposto será instalado na área comercial, com acesso não só aos moradores, mas também a visitantes e à comunidade da região.
“A sustentabilidade energética não se resume à instalação de painéis ou baterias. Ela precisa estar integrada ao DNA do empreendimento”, diz Mara, ao explicar que a proposta segue princípios do conceito ESG.
Publicidade
Os carregadores poderão ser utilizados por meio de aplicativo e estarão integrados à rede da Solled, que atualmente conta com 12 eletropostos no Rio Grande do Sul. Até abril, outros oito pontos de recarga devem ser instalados no Litoral Norte. Clientes do Pulse terão benefícios adicionais, como preços promocionais para recarga em toda a rede da empresa.

LEIA TAMBÉM: Mais de 900 profissionais devem participar da 2ª Jornada Pedagógica em Santa Cruz
Atenção especial ao uso racional da água
Além da energia, o empreendimento investe em soluções ambientais voltadas ao uso racional da água. O Pulse contará com um sistema de tratamento de esgoto com reuso, capaz de atender mais de 3.755 pessoas e tratar até 787 mil litros de efluentes.
Publicidade
Após o tratamento e desinfecção final com cloro, a água será reaproveitada em atividades como irrigação de áreas verdes e lavagem de calçadas, reduzindo o consumo de água potável e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos naturais.
LEIA TAMBÉM: Som alto que causa incômodo pode gerar multa em Santa Cruz; entenda o que diz a legislação
Com investimento estimado em R$ 125 milhões, o Pulse Resort Experience ocupa uma área de 43 hectares e já tem 82% dos lotes comercializados. As obras de drenagem, rede de esgoto, pórtico de entrada e quadras esportivas tiveram início em fevereiro. A entrega está prevista para dezembro de 2027. Serão 712 lotes residenciais, com metragens entre 250 e 532 metros quadrados, e 39 lotes comerciais, além de 61 mil metros quadrados destinados a áreas verdes.
Publicidade
A infraestrutura de lazer inclui complexo de piscinas com mais de 1,4 mil metros quadrados de lâmina d’água, restaurante, academia, saunas, mercado, espaços de convivência e quadras esportivas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!