O município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, será o palco do 25º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas, que ocorrerá no próximo dia 14, reunindo agricultores e agricultoras, líderes comunitários, movimentos sociais, estudantes, pastorais e entidades parceiras que atuam na defesa da agroecologia e da soberania alimentar. O evento no Ginásio de Esportes de Linha Sítio, a partir das 8 horas, integra as atividades da Diocese de Santa Cruz do Sul em favor da preservação das sementes crioulas e do fortalecimento da agricultura familiar.
Com o lema “Agricultores e Agricultora, Peregrinos de Esperança”, o encontro é um momento de celebração e resistência. A programação contará com a acolhida das caravanas, seguida de um momento de espiritualidade com palavra e bênção do bispo diocesano, dom Itacir Brassiani.
LEIA TAMBÉM: Audiência debate metas e normas a serem cumpridas por prestadoras de serviços de saneamento
Publicidade
Em seguida, ocorrerá o painel temático Sementes crioulas e agroecologia, com partilhas de experiências de agricultores e agricultoras guardiões das sementes. O evento também celebrará o jubileu dos 50 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade que tem desempenhado um papel fundamental na luta pelos direitos dos povos do campo.
Durante o dia, os participantes poderão vivenciar um momento cultural com os artistas Antônio Gringo, Regina e Bruna Ave Cantadeira. No período da tarde, será realizada a tradicional feira de trocas de sementes crioulas e mudas, onde será possível compartilhar e adquirir variedades cultivadas de forma natural e ancestral.
LEIA TAMBÉM: Fraternidade Holística Michaelus festeja 30 anos de atividades
Publicidade
A organização orienta que os participantes tragam sementes e mudas para troca, além de utensílios reutilizáveis, como caneca ou copo, já que haverá almoço no local. Comunidades de toda a região são incentivadas a organizar caravanas para facilitar a participação no encontro, que é gratuito e aberto ao público.
O 25º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas conta com a organização e apoio da Diocese de Santa Cruz do Sul, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Paróquia São Gabriel Arcanjo, Cáritas Brasileira, Escola de Jovens Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores, Emater/RS-Ascar, associações de agricultores e sindicatos rurais. Mais informações pelo telefone (51) 99643 0119.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!