Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CARNAVAL 2024

Encruzilhada do Sul retoma tradição da alegria e do colorido

Passarela do samba na Rua Quinze de Novembro reviveu a tradição de anos passados

A passarela do samba na Rua Quinze de Novembro, em Encruzilhada do Sul, reviveu na noite de sábado a tradição de alguns anos atrás, com o colorido, belas fantasias, empolgação e o ritmo cadenciado das baterias no primeiro desfile das escolas de samba deste ano. O público que lotou a calçada no trecho das apresentações viu um espetáculo de beleza e de organização. A festa da folia ganhou respaldo especial com o repasse da Prefeitura, por meio do projeto Pró Cultura e da Lei Paulo Gustavo, no valor total de R$ 44.250,00 para todas as escolas de samba.

Aproximadamente 5 mil pessoas prestigiaram os desfiles, abertos pelo pronunciamento oficial do prefeito Benito Paschoal, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo Juliano. Após a abertura das apresentações com a corte carnavalesca, as equipes e integrantes do PIM/PCF e a bateria da Tia Pretinha, a Sociedade Cultural e Beneficente Mocidade Independente foi a primeira escola a desfilar. A vermelho e branco levou para a passarela o enredo O ouro líquido na avenida, contando a história do azeite de oliva, um dos produtos que desponta na economia do município nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: desfile das escolas de samba abrilhantam Carnaval de Venâncio Aires

Publicidade

A Associação Recreativa Cultural e Carnavalesca Bar da Jake foi à passarela com a alegria e descontração que caracteriza os foliões que integram a entidade. A branca, verde e rosa evoluiu com o enredo em homenagem a Maria da Conceição Machado, a Tia Pretinha, resgatando a história dessa mulher centenária, que adorava o Carnaval e era conhecida pelas benzeduras de forma simples.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Padre Palermo fez uma homenagem a uma divindade guerreira e forte. Utilizando-se da diversidade religiosa presente no País, com as cores predominantes do amarelo e azul, os foliões mostraram a face cristã e afro-religiosa da deusa dos raios: Santa Bárbara e Oya (Iansã).

A escola de samba Mimi entrou na passarela mostrando já na comissão de frente o brilho e o colorido que caracterizam os desfiles da entidade. Apesar de ter o preto e branco como principais cores, o público viu um desfile de belas fantasias e cores na apresentação do enredo Sétima arte – a magia do Cinema. O bloco As Serpenteadas encerrou as apresentações da noite.

Publicidade

Segunda noite

A segunda noite de desfiles será nesta segunda-feira, a partir das 20 horas, com a corte carnavalesca fazendo a abertura, seguida pela Bateria da Tia Pretinha. Na sequência haverá a evolução das escolas de samba Mimi, Padre Palermo, Bloco Bar da Jake, Mocidade Independente e bloco As Serpenteadas. O encerramento da festa de Carnaval ocorrerá amanhã, na Praça Central, com show ao vivo a partir das 20 horas, com Musical Trio e Cantos e Banda Pandora. No sábado, Encruzilhada terá o tradicional Bumba Meu Boi, festa do folclore popular brasileiro que se mantém viva no município, única cidade gaúcha a manter o costume.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.