Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CLIMA

Encruzilhada do Sul tem sensação térmica de -18 graus, aponta Inmet

Foto: Iara Krisna Puntel

Após o inverno ter iniciado oficialmente na noite da última sexta-feira, 20, a semana começou trazendo baixas temperaturas a diversas partes do Sul do Brasil, incluindo o Vale do Rio Pardo. Na manhã desta terça-feira, 24, as menores mínimas da região, conforme levantamento da equipe do Portal Gaz, foram em Encruzilhada do Sul, onde os termômetros chegaram a marcar 0,3 grau – a menor temperatura de 2025 na região até o momento.

A marca foi registrada por uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do governo federal. No entanto, o dado que mais chama a atenção é relativo à sensação térmica, que chegou a -18,1 graus por volta das 4 horas da madrugada segundo o próprio Inmet. O número é mais baixo, por exemplo, do que o registrado em São José dos Ausentes, cidade conhecida como a mais fria do Rio Grande do Sul, onde a sensação ficou em -16,2 graus.

LEIA TAMBÉM: Cesta junina tem queda de 5,04% em Santa Cruz, mas preço da pipoca sobe

Publicidade

O frio também chamou a atenção de moradores de Santa Cruz do Sul, onde uma estação automática do Bairro Country marcou 2,6 graus às 6h39 desta terça – também a marca mais baixa do ano. A sensação térmica chegou a estar muito próxima do zero, ficando em 0,1 grau.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da MetSul Meteorologia, essa diferença entre as marcas reais e aparentes acontece porque a sensação térmica não é um dado coletado, mas sim um número que é estimado a partir de vários fatores. “Você pega a temperatura observada no termômetro, o vento observado no anemômetro e entra numa equação que tem a sua metodologia. Você chega a uma segunda temperatura, que chamamos de temperatura aparente, que é a sensação térmica”, esclarece.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz decreta contingenciamento de gastos para conter crise no orçamento

Publicidade

Por isso, diferentes fontes podem apontar valores diversos para a sensação térmica em um mesmo local, visto que cada uma possui um método próprio para chegar a esse número. O Inmet, que está vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz que, desde 2020, faz o cálculo seguindo o índice desenvolvido pela Comissão de Climatologia (CCI) da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Conforme o órgão federal, o Índice Termoclimático Universal (UTCI, da abreviação em inglês) consiste na combinação entre variáveis meteorológicas e modelo termofisiológico, podendo ser aplicado a qualquer tipo de clima do mundo. No cálculo, as variáveis utilizadas são a velocidade do vento, a umidade do ar e a temperatura do ar. No Inmet, o cálculo do UTCI é realizado a cada hora por meio dos dados recebidos nas estações meteorológicas automáticas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.